terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lula sai em caravana com Dilma . A oposição contrata jagunço para vigiar


Lula e Dilma visitam obras do Rio São Francisco, que é um dos principais projetos que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pretende levar água a 390 municípios do semiárido.A oposição esperneia.
Quinze anos depois de promover a Caravana da Cidadania que começou no Vale do São Francisco e na qual se apresentou como timoneiro de um barco rumo à campanha presidencial (que seria vitoriosa oito anos mais tarde), o agora Presidente Lula refaz parte do trajeto com Dilma Rousseff.Os ministros serão quatro, os governadores, oito, também presente o jornal Americano The Economist, Der Spiegel, Le Monde e BBC integram a comitiva de 26 jornalistas nas beiradas do São Francisco.
Desta vez, são apenas três dias e a visita é oficial, para vistoriar obras da transposição do Rio São Francisco, que poderão beneficiar 12 milhões de pessoas.Lula fará até discurso para operários numa das etapas na viagem que começa amanhã e vai até sexta-feira.
A oposição já escalou "olheiros" para perseguir Lula e Dilma, mesmo de longe, passo a passo da dupla, a fim de denunciar ao Tribunal Superior Eleitoral qualquer passo em falso que conote campanha antecipada, diz o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) – Até agora a oposição não conseguiu colocar um freio nisso. Precisamos ser mais enérgicos, comenta.
Líder do PSDB na Câmara, o deputado José Aníbal (SP) afirma que a oposição tem feito o que pode e impetrado diversas ações na Justiça, o problema, para ele, está na lentidão da Justiça Eleitoral e, segundo ele, na mídia, que tem dado uma cobertura de candidata à Dilma.
– É uma coisa escandalosa. Dilma vai ao Pará participar de procissão (Círio de Nazaré) enquanto deveria ir ao estado fazer com que as obras do PAC andem, diz Aníbal.
A oposição está sem discurso e as críticas mostram desespero. A presença da ministra é absolutamente normal, já que ela é coordenadora do PAC.E mais, a oposição mente quando diz que há obras do PAC paradas. Não há nenhuma obra da transposição parada.A oposição ainda há de se desculpar pelo que fez enquanto governou o país.
Para o Álvaro Dias tucano, Lula está “antecipando desnecessariamente” o processo eleitoral e afirmou que os advogados do PSDB “estão de olho no desenrolar da viagem pelo São Francisco para verificar se não haverá abusos que possam resultar em nova representação da oposição na Justiça”.
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirma que a presença de Dilma nada tem a ver com campanha presidencial e sim com a responsabilidade que a ministra tem com as obras do governo Lula que ela coordena com “determinação e força”. A visita, de acordo com Serys, será fundamental para ver o que é preciso fazer para acabar com eventuais paralisações de obras determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que defende a presença de Dilma na viagem, “uma vez que ela é responsável pelos investimentos na obra”, espera que o presidente Lula aproveite para conversar com o bispo Luis Flávio Cappio, que já fez duas greves de fome, em 2005 e 2007, contra a transposição do rio.
– Ouvi dizer que o bispo não vai estar presente quando o presidente passar, então o Presidente deve ir até ele,afirma Suplicy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.