terça-feira, 6 de outubro de 2009

O ódio tucano que fere o Brasil

Tasso Jereissati, o tucano membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado acaba de perpetrar um crime contra o futuro do País. Como relator da matéria sobre o ingresso na Venezuela no MERCOSUL deu parecer contrário. Isto pode custar anos de trabalho paciente e metódico do Itamaraty que vem construindo a união sul-americana, UNASUL, nos moldes da União Européia. Na verdade, estrategicamente falando, Argentina, Brasil e Venezuela, compõem o eixo central desta união que passa pelo fortalecimento do MERCOSUL.
O ódio de Jereissati ao presidente da República transformou- se em desatino que fere os interesses permanentes do País. Os tucanos não vêem, enfim, três elementos essenciais para uma discussão objetiva da questão: a- não se está votando o ingresso de Chávez (governante eventual embora legítimo) no MERCOSUL e sim da Venezuela, uma nação permanente, como é óbvio, e extremante rica; b- neste exato momento, o presidente Lula está em Estocolmo, na Suécia, negociando uma acordo de livre comércio entre a União Européia e a UNASUL, um lance de altíssimo alcance que fez parte, aliás, das negociações Lula/Sarkozy, há dez dias e que resultaram no acordo militar Brasil/França, na compra dos caças, etc.; c- o simples ingresso da Venezuela já é suficiente para transformar o MERCOSUL numa potência de primeira grandeza, não só auto-suficiente como campeã na produção de combustíveis fósseis e renováveis, bem como de proteínas vegetal animal, as moedas de troca mais cobiçadas nesse início de século.
Incapazes de ver isto, odientos e tacanhos, os tucanos vão-se transformando em versões atualizadas e vulgares de Calabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.