segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os candidatos

Veja por que a oposição pretende usar a suposta aparição da agenda de Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, como arma eleitoral contra a ministra Dilma Rousseff. Veja quais são os interesses deles.
Senador de terceiro mandato, Álvaro Dias (PSDB), o mesmo criou o falso dossiê, e enviou para a Veja, junto com seu assessor André, declarou em entrevistas que, pretende governar o Paraná, estado que já chefiou entre 1987 e 1991.Ele disputa a indicação tucana ao cargo contra o prefeito de Curitiba, Beto Richa. A escolha recairá sobre quem estiver melhor nas pesquisas de intenção de voto.
Crítico ferrenho do governo Lula, o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) avisa que vai entrar na corrida a governador com um triplo objetivo. Primeiro, impedir a reeleição de Eduardo Campos (PSB). Depois ajudar os oposicionistas Sérgio Guerra, presidente do PSDB, e Marco Maciel, ex-vice-presidente, a conquistar mais oito anos de Senado no próximo ano. E, por fim, um palanque para o presidenciável tucano José Serra.
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai disputar o governo potiguar. O objetivo de Rosalva é ajudar na reeleição do ex-presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o líder do DEM na Casa, Agripino Maia — efeito semelhante à candidatura de Jarbas.

Cargos eletivos

Dos 54 senadores cujos mandatos encerram-se em 2011, 30 são pré-candidatos à reeleição. Desses, 18 são parlamentares da base aliada e outros 12 são da oposição. O restante está indeciso sobre o futuro político, exceto três deles, que já descartaram disputar o voto do eleitorado

De olho nas urnas

Saiba quem são os senadores com mandatos até 2015 que vão concorrer nas eleições no próximo ano

Acre

Tião Viana (PT) – pré-candidato ao governo, em ampla chapa partidária que incluiu apoio velado até do PV de Marina Silva

Alagoas

Fernando Collor (PTB) – bem posicionado nas pesquisas locais, o ex-presidente lançou semana passada sua candidatura ao governo.

Amazonas

Alfredo Nascimento (PR) – parlamentar licenciado, o ministro dos Transportes é pré candidato ao governo do Amazonas.

Distrito Federal

Gim Argello (PTB) – herdeiro do mandato de Joaquim Roriz, pré candidato ao Palácio do Buriti em busca de visibilidade eleitoral.

Goiás

Marconi Perillo (PSDB) – ex-governador entre 1999 e 2006, é pré candidato no estado de Goias, onde é processado por crimes de corrupção e assalto ao cofre público.

Minas Gerais

Hélio Costa (PMDB) – licenciado por ser ministro das Comunicações, é pré-candidato ao governo.

Mato Grosso do Sul

Marisa Serrano (PSDB) – pré-candidata ao governo estadual.

Mato Grosso

Jayme Campos (DEM) – afastado do mandato para tratar de assuntos particulares, o ex-governador é pré-candidato ao Executivo local.

Pará

Mário Couto (PSDB) – pré-candidato ao governo, disputa com o ex-governador Simão Jatene a indicação dos tucanos para concorrer.

Pernambuco

Jarbas Vasconcelos (PMDB) – pré candidato governo do estado

Piauí

João Vicente Claudino (PTB) – pré-candidato ao governo numa curiosa situação de ser cortejado por aliados e oposicionistas.

Paraná

Alvaro Dias (PSDB) – ex-governador, pré candidato,disputa com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, a indicação do partido ao Executivo local.

Rondônia

Expedito Júnior (PSDB) – saiu recentemente do PR para ser pré-candidato ao governo estadual pela nova legenda.

Santa Catarina

Raimundo Colombo (DEM) – pré-candidato ao governo estadual, deve ter como adversária a também senadora Ideli Salvatti (PT).

Paraíba

Cícero Lucena (PSDB) – pré-candidato a comandar o Executivo estadual, terá apoio do governador cassado Cássio Cunha Lima.

Rio Grande do Norte

Rosalba Ciarlini (DEM) – pré-candidata ao governo do estado, ajudaria as campanhas do líder do DEM, Agripino Maia, e do ex-presidente Garibaldi Alves (PMDB) para ficar no estado.

Tocantins

Kátia Abreu (DEM) – pré candidata ao governo do estado, lance que ganhou impulso com a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.