terça-feira, 20 de outubro de 2009

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incentiva a sustentabilidade ambiental

A relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas no desenvolvimento do Brasil e na vida de cada um agora podem ser vistos de perto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Museu de Ciência e Tecnologia (Museu de C&T) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na avenida Jorge Amado, em Salvador. Em sua sexta edição, o evento, que começou nesta segunda-feira (19) e prossegue até domingo (25), traz como tema este ano A Ciência no Brasil.
Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Ramos, a expectativa é de que até o final do evento mais de dez mil pessoas, entre alunos da rede pública, jovens e adultos, confiram a extensa programação da Semana Nacional de C&T. Haverá palestras, debates, jogos interativos, olimpíadas de Matemática, exposições, mostras de teatro, cinema e vídeo, entre uma série de atividades concebidas para despertar, sobretudo nos jovens, o gosto pela ciência.
A coordenadora do evento em Salvador, Miralva dos Santos, afirmou que o objetivo de toda a programação é fazer com que as pessoas aprendam a usar a tecnologia e a ciência a seu favor e a favor do meio ambiente. “Aqui os visitantes vão aprender a reciclar, economizar e preservar. Aprenderão a usar o que o meio tecnológico e científico oferece para sermos pessoas melhores e preservarmos o meio ambiente”, disse.
A estudante Vanessa Farias declarou que adorou a ideia de sair da sala de aula para poder pegar e ver o que antes só conhecia nos livros. “É bom, porque podemos sentir as coisas e ver como elas são de fato. Além disso, aprendemos mais, e nos divertindo, o que faz com que assimilemos melhor”, explicou.
A iniciativa de levar Vanessa e seus colegas do ensino fundamental para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia partiu da professora Lucineide Cavalcante. “É uma forma de conhecimento que eles não têm acesso na escola. Aqui eles têm a oportunidade de vivenciar a ciência ao vivo e a cores”, destacou.
A programação se estenderá aos maiores municípios do interior, com destaque para o recém-inaugurado Museu de C&T do Observatório Antares, em Feira de Santana.
O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, falou da importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. “A ciência e a tecnologia são parte da cultura. Os alunos vivenciarem isso é muito bom. Além disso, um evento nacional acontecer aqui na Bahia é bom, porque é o momento da produção local ser vista e de se aumentar o diálogo sobre os avanços científicos brasileiros”, analisou.

Distribuição de lâmpadas econômicas

Quem visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai receber como brinde lâmpadas fluorescentes compactas de 15 watts, que serão distribuídas pela Coelba. Para receber o brinde, basta passar pelo estande da empresa e apresentar a conta de setembro de cliente residencial monofásico. A depender do consumo médio, cada um receberá entre uma e quatro lâmpadas.
Além disso, o visitante aprenderá as maneiras práticas de se obter eficiência energética, podendo interagir com uma maquete explicativa sobre o funcionamento dos aparelhos de uma casa. Também será entregue uma cartilha com dicas de economia de energia elétrica.
“O objetivo da distribuição dessas lâmpadas é favorecer a redução do consumo de energia. Isso colabora com os bons hábitos do uso da energia elétrica”, observou a coordenadora de Projetos de Eficiência Energética da Coelba, Silvana Costal.
Coordenada na Bahia pela Secti, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar principalmente os jovens e em especial as crianças em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.