domingo, 11 de outubro de 2009

Yeda corrupta tem: casa, móveis, comida e roupa lavada. Tudo pago com dinheiro público



Além de ser corrupta, a governadora tucana Yeda Crusius, compra móveis e quem paga é o cidadão gaúcho. A conversa fiada do advogado de Yeda, Fabio Medina, saiu pior que encomenda "Os móveis para a casa da governadora Yeda, pago com dinheiro público, seao devolvidos ao Estado no final do mandato" Me engana Dr. Me engana que eu gosto.Sem residência oficial, alguns alugam casas, outros moram em apartamento privado, mas sem despesas pagas pelo Estado.
Diferentemente do que acontece no Rio Grande do Sul, onde o governo afirma ser legal a aquisição de bens e serviços para o imóvel particular da governadora Yeda Crusius (PSDB), com ressarcimento no fim do mandato, a maioria dos governos afirma não gastar dinheiro público com a moradia particular do governante quando este opta por não viver na residência oficial do estado. Os governadores têm direito, no entanto, ao serviço de segurança mesmo quando não vivem em imóveis oficiais.
O jornal O Globo, que faz assessoria de imprensa para os políticos de opoção, foi ouvir os governadores, do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ceará, Cid Gomes (PSB), do Paraná, Roberto Requião (PMDB) e de Sergipe, Marcelo Déda (PT), moram em suas residências privadas. Nenhum deles tem, segundo as assessorias de imprensa, despesas pagas pelo governo, apenas a segurança.
No Maranhão, a governadora Roseana Sarney despachou em casa em setembro, porque o Palácio dos Leões, onde está agora, estava em reforma. A Secretaria de Comunicação afirmou que, durante esses seis meses (ela assumiu dia 17 de abril), Roseana utilizou apenas o serviço de segurança.
Há estados que não possuem residência oficial. É o caso de Mato Grosso, onde, em 2003, o imóvel foi entregue a seis ex-funcionários da extinta Codemat (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso) como pagamento de dívidas trabalhistas.
O governador Blairo Maggi (sem partido) mora em sua cobertura, e não tem despesas pagas pelo governo. No Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) também não tem residência oficial nem conta com auxílio moradia.Ele mora em seu apartamento particular, pagando as despesas com recursos próprios.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), mora em uma casa alugada pelo governo, porque o estado também não tem residência oficial.
Já a governadora Wilma Faria (PSB), do Rio Grande do Norte, ocupa há sete anos uma mansão alugada e paga pelo governo. No estado, desde 1990 a residência oficial não é usada pelos governadores.O imóvel deve ser transformado em centro cultural no fim do mandato.
O governador de Santa Catarina mora na residência oficial e não tem despesas pagas em sua casa particular em Joinville, norte do estado.
Em São Paulo, a assessoria de imprensa do governador José Serra (PSDB) informou, embora eu duvide muito, que ele não fez nenhuma adequação em sua residência pessoal, sequer de segurança.Serra vive a maior parte do tempo no Palácio dos Bandeirantes, mas também usa sua casa particular, em Pinheiros.
O governo federal paga as despesas de locomoção, alimentação e segurança do Presidente Lula onde ele estiver, seguindo a legislação vigente, que inclui normas internas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), não tornadas públicas por questão de segurança. A maior parte dos gastos é sigilosa porque, segundo o Planalto, pode provocar a vulnerabilidade do Estado. Pela lei que define a organização da Presidência, compete ao GSI zelar pela segurança do presidente e do vice.No entato, o Presidente Lula não mobiliou seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), com dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.