segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atos terroristas contra a resistência Juticalpa






A 115 ª Brigada de Infantaria das Forças Armadas de Honduras em Juticalpa, fez várias rajadas de tiros dentro do batalhão, causando receios dos moradores desta cidade, localizada no leste de Honduras.

Moradores da área, informou que o incidente ocorreu sexta-feira entre seis e sete da noite e que o ruído forte alarmou os moradores, uma vez que o regime de facto está a promover um desarmamento geral.

Segundo Rafael Sarmiento, que é coordenador da Frente Nacional de Resistência contra o golpe de Estado na Juticalpa, este evento é uma ameaça para aqueles que se opõem ao regime ditatorial de Robert Micheletti e Romeo Vasquez Velasquez.

"A mensagem é clara, e aqueles que não reconhece a eleição, corremos o risco de perder a vida", disse Sarmiento disse em uma entrevista que ele deu para os representantes do movimento sindical na Dinamarca, chamado, "3F" e advogados da Comissão de Familiares de Desaparecidos em Honduras (COFADEH).

Os ataques e ameaças contra a integridade pessoal dos membros da resistência nessa região tem sido forte, como descrito por Sarmiento, que recentemente afirmou que seu pai era um ataque que ameaçava sua vida.

O evento teve lugar no dia 18 de novembro, quando Ulysses Gregorio Sarmiento estava na colônia onde Medardo Mejia foi abalroado por desconhecidos detonaram uma granada de lança tipo HK.

Ela disse que está em causa, Dayse Valdez ouvido uma forte explosão que desabou parte da estrutura de sua casa.

"Meu filho tinha apenas quatro anos quando o ataque aconteceu, mas um parente da criança milagrosamente salvo, mas a criança tem uma forte lesão na cabeça", descreveu Valdez, que diz que as investigações das autoridades competentes sobre este evento, estão paralisadas.

Este ataque terrorista contra a família Sarmiento é parte da atmosfera de ansiedade nos moradores de Juticalpa que se opõem ao regime de facto.

Ulisses é também líder da Frente de Resistência Sarmiento daquela cidade e depois da tentativa de assassinato, está tomando precauções extremas, como em Honduras ainda prevalece um estado de desamparo.

A atmosfera proselitismo Juticalpa City tem o apoio dos militares, que acompanham e ativistas políticos dos partidos tradicionais para realizar suas campanhas em diferentes áreas da cidade.

"Há uma clara perseguição activa para com os membros da resistência e, especialmente, para os colegas que estavam na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Andan veículos, motocicletas perseguindo o estado e desconhecidos. Rafael disse Sarmiento, que requerem medidas de protecção para as organizações de direitos humanos em Honduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.