segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ser ou não ser

O tucano José Serra tem muito a perder se deixar o governo paulista e só entrará na briga nacional se conseguir fazer da campanha uma disputa entre ele e Dilma e não entre FHC e Lula.



Nas duas últimas décadas o País respira democracia e, dentre outras coisas, a sucessão de eleições diretas ensinou aos brasileiros que muitas vezes os candidatos que partem para a disputa eleitoral com larga vantagem tendem a perder votos no meio do caminho. Foi assim com Leonel Brizola em 1989, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em duas ocasiões e mais recentemente com Geraldo Alckmin e Marta Suplicy em São Paulo.

A considerar as últimas pesquisas de intenção de votos para a sucessão de Lula em 2010, o fenômeno parece se repetir. Segundo levantamento da CNT-Sensus, o governador paulista, José Serra (PSDB), précandidato a presidente desde 2006, contava com 46,5% das intenções de voto em dezembro do ano passado e, na última semana, esse índice despencou para 31,8%. "É evidente que as pesquisas tratavam de cenários diferentes, pois hoje temos candidaturas que ainda não se colocavam no fim do ano passado.

Mas é inegável que os números indicam uma consistente queda do governador de São Paulo", explica Clésio Andrade, presidente da CNT. As pesquisas apontam que no mesmo período a candidata do presidente Lula, ministra Dilma Rousseff, saltou de 16,4% para 21,7% e que o também tucano Aécio Neves, que até o fim do ano passado beirava os 10%, hoje contaria com 20,7%. "A essa altura as pesquisas revelam muito mais a exposição das pessoas do que a intenção de votos", disse Serra.

Os números apresentados na última semana, no entanto, tiveram efeito estufa e elevaram a temperatura no PSDB e no DEM, aliado histórico e incondicional dos tucanos. Na verdade, a pesquisa confirmou alguns dados de levantamentos encomendados pelos dois partidos. "Estamos perdendo terreno porque o PSDB precisa definir logo seu candidato e colocar o bloco na rua", disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), a líderes do PSDB dias antes da divulgação da pesquisa CNT-Sensus.


MARATONA
Em programas populares, Serra fala de suas ações no Ministério da Saúde e evita ataques ao governo Lula


"O governo está construindo aliados ao redor da ministra Dilma e nós estamos olhando a banda passar", completou o deputado. Na direção do PSDB a avaliação é a mesma. Em reunião ocorrida há cerca de 20 dias, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente nacional do partido, engrossou o discurso do DEM e alertou os tucanos de que não dá para esperar mais. Também o governador mineiro Aécio Neves cobra uma rápida definição de Serra e promete deixar a disputa nacional caso o paulista não se defina este mês. "Janeiro poderá ser tarde demais para construir uma candidatura que vá além de PSDB, DEM e PPS", afirmou Aécio na mesma reunião.

Ele sabe que é o único nome tucano capaz de trazer para o mesmo campo setores do PMDB e o PSB do deputado Ciro Gomes. "O Brasil precisa de uma nova convergência política e isso precisa começar a ser edificado", disse Aécio na quinta-feira 26.

O problema tucano é que Serra está de fato diante de uma decisão difícil. Ser ou não ser candidato à Presidência da República é uma questão que vai além da vontade política do governador. Serra tem uma reeleição assegurada e sabe, dado o calendário de obras a inaugurar e outras a serem licitadas, que poderá terminar um eventual segundo mandato à frente do governo paulista, com 76 anos de idade, como o melhor governador da história do maior Estado do País. Portanto, Serra tem muito a perder caso embarque na disputa nacional e não saia dela vitorioso. "Se Serra perde a Presidência, o quadro mais provável é que Geraldo Alckmin (por quem Serra não morre de amores) se eleja em São Paulo e Aécio Neves se torne o principal porta-voz do partido e da oposição no Senado.

Um comentário:

  1. Tenho dito e repito: Se nosso politicos fossem mais estadistas e, nossos partidos menos pesrsonoalistas,a chapa para decidir a eleição no primeiro turno seria Aécio e Ciro.Se assim fosse, além de fortalecer o federalismo brasileiro, poríamos um fim nesta politica suja comandada pelo PMDB de Sarney,Renan, etc.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.