sábado, 28 de novembro de 2009

Diploma universitário. Uma grande batalha


A mídia noticiou nesta sexta-feira (27/11), importante matéria sobre o déficit de aprendizagem no ensino médio e as conseqüências para se conseguir um diploma universitário.
Segundo a matéria, quase metade dos estudantes que se matriculam nas universidades não consegue concluir o curso. Muitos alunos de escola pública têm de voltar tempo em aulas de reforço quando entram na faculdade.
Segundo o Senso do Ensino Superior, mais de 5 milhões de brasileiros estão na faculdade e nela encontram enormes dificuldades.
Ainda são poucas as faculdades com programas de reforço, mas a maioria enfrenta a mesma realidade: alunos que entraram no curso superior e simplesmente não conseguem acompanhar as aulas. O peso do que faltou é tão grande que muitos acabam desistindo o sonho do diploma de nível superior.
Nas faculdades privadas quase metade não conclui o curso, nas públicas 35% não vão até o final.
O fato de a tragédia ser o ensino básico não tira a responsabilidade das faculdades. É o que garante o pesquisador da educação, Oscar Hipólito. “Se ele chega cada vez mais despreparado, e isso é um fato, a hora que ele está na universidade o problema é da universidade então ela tem que se preocupar em atender esse aluno”, declarou.
Já a professora da faculdade de educação da USP, Eunice Durham, dá um conselho precioso para quem está correndo atrás do prejuízo: “Ler ajuda. Quando você consegue agilidade de leitura ajuda, leiam muito leiam sempre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.