sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Provado: Jonh McCain financiou o golpe em Honduras


O Instituto Republicano Internacional (IRI), considerado o braço internacional da U. S. Partido Republicano, e um dos quatro "grupos-chave" do National Endowment for Democracy (NED, National Endowment for Democracy), parece que ele sabia do golpe Estado de Honduras contra o presidente Manuel Zelaya meses de antecedência. IRI é bem conhecido por seu papel no golpe de abril de 2002 contra o presidente Hugo Chávez na Venezuela, e ao financiamento e consultoria estratégica previstas para as principais organizações envolvidas na derrubada do presidente Jean Bertrand Aristide do Haiti, em 2004. Em ambos os casos, o IRI financiado e / ou formação e aconselhou os partidos políticos e grupos envolvidos na derrubada violenta e antidemocrática dos presidentes constitucionais.

Após o golpe na Venezuela em abril de 2002, o então presidente da IRI, George Folsom, emitiu um comunicado em que saudou o golpe e declarou: "O Instituto tem servido como uma ponte entre os partidos políticos da nação e todos os os grupos da sociedade civil para ajudar os venezuelanos a construir um novo futuro democrático ... "Horas mais tarde, quando o golpe falhou e do povo venezuelano havia resgatado o seu presidente, que havia sido seqüestrado e preso em uma base militar, e também tinha restaurado a discussão constitucional, IRI lamentou a pressa com que saudou publicamente o golpe. Um dos seus principais financiadores, NED, IRI estava furioso que revelou publicamente o governo E.U. para financiar os líderes do golpe na Venezuela. O presidente da NED, Carl Gershman, ficou tão irritado com a gafe do IRI, que enviou uma carta ao Folsom, punição e dizendo: "Através de seus aplausos para um blow-by, sem reservas," Você coloca IRI para a sensibilidade política interna da Venezuela. "Gershman teria preferido que o papel do NED e do IRI para fomentar o golpe contra o presidente Chávez havia sido mantido em segredo.

O senador John McCain é o presidente do IRI, que foi criada em 1983 como parte da missão da NED para "promover a democracia no mundo", um comando do presidente Ronald Reagan. De fato, um dos fundadores da NED, Allen Weinstein, explicou que desta forma, em uma entrevista com o Washington Post, em 1991: "Muito do que fazemos hoje era antes da CIA há 25 anos, a porta de trás. " A história do IRI, de acordo com seu site, (www.iri.org) também explica que seu trabalho era inicialmente na América Latina durante o período em que a administração Reagan estava sob pressão do S. U. Congresso para financiar os grupos paramilitares e esquadrões da morte na América Central e do Sul para instalar regimes subservientes aos interesses E.U. e neutralizar os movimentos de esquerda. "O Congresso responderam ao apelo do presidente Reagan em 1983, quando ele criou o National Endowment for Democracy (NED) para apoiar os democratas emergentes no mundo. Criou quatro não-institutos de lucros a realizar este trabalho: IRI, o Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI), Center for International Private Enterprise (CIPE) e centro americano para o Trabalho de Solidariedade (ACILS). "

"No começo, o IRI foi focada em plantar as sementes da democracia na América Latina. Desde o fim da Guerra Fria, o IRI expandiu seu alcance para apoiar a democracia ea liberdade ao redor do globo. O IRI realizou programas em mais de 100 nações. "

Em princípio, o IRI, além de outros grupos-chave NED financiou organizações na Nicarágua para promover a desestabilização do governo sandinista. O jornalista Jeremy Bigwood disse que parte desse papel em seu artigo, "No Strings Attached?" (Http: / / www.inthesetimes.com/main/article/3697/): "Quando a retórica da democracia é posta de lado, NED é uma ferramenta especializada para penetrar a sociedade civil em outros países, para a base "para alcançar os objectivos da política externa E.U., escreve o professor William Robinson, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, em seu livro, Um Fausto barganha. Robinson foi na Nicarágua durante os anos oitenta e testemunhou como o NED tem trabalhado com a oposição nicaragüense, apoiado pelos Estados Unidos para derrubar os sandinistas nas eleições de 1990. "

A evidência do papel do IRI no golpe de 2002 na Venezuela tem sido amplamente documentado e pesquisado. A evidência de tal participação, que continua a este dia como os trabalhos do IRI, o seu financiamento, aconselhamento estratégico e formação de partidos e grupos políticos na Venezuela, estão disponíveis por meio de documentos obtidos pela Lei sobre Acesso à Informação E.U.A. (FOIA, por sua sigla em Inglês) neste site: http://venezuelafoia.info/iri.html, e também no meu livro, O Código Chávez: Cracking U. S. intervenção na Venezuela (Monte Ávila Editores, 2006). Nenhuma das provas relativas ao papel do IRI na incentivando e apoiando o golpe de abril 2002 na Venezuela, e apoio continuado à oposição venezuelana tem sido negado pelo instituto, principalmente porque todas as provas já vem da documentação interna IRI e da NED, obtidos ao abrigo da FOIA.

Então, quando o golpe ocorreu em Honduras contra o presidente democraticamente eleito, Manuel Zelaya, tinha pouca dúvida os passos E.U.. O nome do IRI apareceu como beneficiário de um fundo de $ 700.000 em 2008 e 2009, programas para promover a boa governação nos países da América Central, incluindo as Honduras. Outro fundo de $ 550.000 para trabalhar com "think tanks" e "lobistas" em Honduras, a influência dos partidos políticos, também foi premiada pelo NED para IRI em 2008-2009, detalhando que o IRI "apoiar iniciativas para implementar as posições de política durante as campanhas de 2009. O IRI porá ênfase especial em Honduras, país com as eleições presidenciais e legislativas em novembro de 2009. "Esta é uma clara interferência na política interna de Honduras.

A Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), também fornece a Honduras cerca de 49 milhões de dólares por ano, a maioria dos quais são direcionados a programas que "promover a democracia". A maioria dos beneficiários de tais auxílios em Honduras, que assume a forma de financiamento, treinamento, recursos, aconselhamento estratégico, assessoria de comunicação, o fortalecimento dos partidos políticos e organizações de treinamento de liderança está diretamente ligada ao golpe, como o Conselho Nacional Anti-Corrupção, o arcebispo de Tegucigalpa, o Conselho Hondurenho da Empresa Privada (COHEP), o Conselho de Reitores das Universidades, a Confederação de Trabalhadores de Honduras (CTH), o Fórum de Convergência Nacional, a Federação Nacional de Comércio e Indústria Honduras (FEDECAMARA), a Associação de Mídia (CMA), o grupo Paz e Democracia, eo grupo de alunos, a Geração X Change. Essas organizações são parte de uma coalizão chamada "Civic União Democrática de Honduras, que tem apoiado publicamente o golpe contra o presidente Zelaya.

O secretário de imprensa do IRI, Lisa Gates, respondeu às alegações do IRI e seu financiamento ou apoio (que inclui também o não-apoio financeiro, tais como formação, aconselhamento e recursos) para os grupos envolvidos no golpe de Honduras dizem que são ", relata falso ". No entanto, existem vários links interessantes entre a organização republicana e ao golpe violento contra o presidente Zelaya, que indicam o envolvimento do Instituto, além dos acima mencionados milhões de dólares que investiram este ano, em Honduras. Além de sua presença em Honduras como parte da "boa governação" e "influência política", o diretor regional do Programa na América Latina e Caribe do IRI, Alex Sutton, tem estado profundamente envolvido com várias organizações da região que têm apoiado o golpe de Estado em Honduras. Sutton participou como convidado especial em uma conferência recente na Venezuela, CEDICE organização patrocinada pelo Centro para a Divulgação do Conhecimento Econômico, que é financiada pela NED e da USAID. CEDICE diretor, Rocio Guijarro, foi um dos principais executores do golpe de 2002 contra o presidente Hugo Chávez e ela pessoalmente assinou um decreto que instalou a ditadura no país que, felizmente, foi derrotado pelo levantamento e força o povo. Conferência da Venezuela, que contou com a presença Sutton, durante o 28 de maio e 29, foi organizado pela direita várias ala líderes latino-americanos, incluindo o ex-presidente boliviano Jorge Quiroga, que pediu a derrubada do presidente Evo Morales em várias ocasiões , o peruano Mario Vargas Llosa e seu filho Alvaro, que já apoiou publicamente o golpe contra o presidente Zelaya, de Honduras, e muitos líderes da oposição venezuelana, a maioria dos quais são conhecidos por seu papel no golpe de abril de 2002 e vários ataques contra a democracia desde então. A maioria dos presentes na conferência CEDICE maio 2009 ter manifestado publicamente o seu apoio ao golpe de Estado contra o presidente Zelaya.

Mas a evidência mais convincente que liga o IRI com o golpe em Honduras, é um clip de vídeo disponível no site do instituto, http://www.iri.org/multimedia.asp. O clip ou podcast inclui uma apresentação de slides por Susan Zelaya-Fenner, assistente do programa do IRI, 20 de março de 2009, explicando os programas de "boa governança" em Honduras. Curiosamente, no início da apresentação, Zelaya-Fenner explica o que ela considera "um par de fatos interessantes sobre Honduras. Esses fatos "incluem, de acordo com ela, que" Honduras é em grande parte esquecido em uma região muito pequena. Honduras tem tido mais golpes de Estado militares do que anos de independência, disse. No entanto, paradoxalmente, nos últimos tempos tem sido considerado o país de um "pilar da estabilidade" na região, para chamá-lo o USS " Honduras ", porque ela conseguiu evitar todas as crises enfrentadas por seus vizinhos durante as guerras civis na década de oitenta."

É importante esclarecer que quando Zelaya-Fenner refere-se ao USS " Honduras "e" sorte "de ter" impedido todos os seus vizinhos crises passadas durante as guerras civis dos anos oitenta ", é porque o governo E.U., a CIA eo Pentágono Honduras usado como uma cabeça de ponte para ataques contra Honduras vizinhos. Em seguida, a U. S. embaixador John Negroponte, juntamente com o coronel Oliver North, treinados, financiados e missões programadas e esquadrões da morte paramilitares que assassinaram, torturaram, perseguiram, eles desaparecem e neutralizou dezenas de milhares de camponeses e "esquerdistas" em Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Zelaya-Fenner continuou: "Então, Honduras tem-se mantido estável há pouco tempo, e sempre foi pobre, o que significa que está sob o radar e receber pouca atenção. O actual presidente, Manuel Zelaya e seus veludos, esquerdistas na América Latina, tem causado bastante uma desestabilização política do país. Zelaya é um seguidor de Hugo Chávez ea revolução social de Hugo Chávez. Ele passou grande parte de sua administração a tentar convencer o povo hondurenho, muito prático e centrista povo, que o caminho da Venezuela é o caminho a tomar. Tendências esquerdistas Zelaya de intensificar os problemas existentes. Corrupção é pior do que nunca, o crime aumentou mais do que nunca. O tráfico de drogas ea violência estão a atravessar a fronteira do México. E há um sentimento real no país que há uma desestabilização, que é novo na história de Honduras. Pensava-se que os golpes eram três décadas atrás, até agora (risos e risos da platéia), mais uma vez. "

Você realmente disse isso? Sim, e você pode ouvir (em Inglês) no seu podcast. É uma coincidência que o golpe contra o presidente Zelaya surge três meses após essa apresentação? Funcionários do Departamento de Estado admitiu que sabia que o golpe estava em curso há vários meses. O subsecretário de Estado Thomas Shannon foi em Honduras, na semana antes do golpe, supostamente para negociar uma saída alternativa para explodir. Mas Washington continuou a financiar, através do NED e da USAID, os mesmos grupos, partidos e setores militares envolvidos no planejamento e execução do golpe. É um fato público que Washington ficou descontente com o presidente Zelaya alianças na região, especialmente em países como Venezuela, Cuba e Nicarágua. E é do conhecimento público que o presidente Zelaya estava em processo de eliminar a presença E.U. militar da base militar em Soto Cano (Palmerola) e um fundo dos países da Alba (Bolívia, Cuba, Equador, República Dominicana, Honduras base, Nicarágua, São Vicente, Antigua e Barbados e Venezuela) se tornaria o Pentágono em um aeroporto internacional.

Em sua apresentação, Zelaya-Fenner explica a importância estratégica de Honduras, Honduras Por que importa? Muitas pessoas perguntam, até mesmo os especialistas e historiadores hondurenhos. Alguns argumentam que isso não importa muito, e em termos globais, é difícil combater essa visão. No entanto, o país tem uma importância estratégica para a estabilidade regional, e este é um ano de eleições em Honduras. É um momento estratégico e temos de apoiar os democratas em um momento em que a democracia está sob ataque na região. "

Não há dúvida de que o golpe contra o presidente Zelaya é um esforço para minar os governos regionais, que estão implementando modelos alternativos de capitalismo, desafiando noções americano da democracia representativa como "o melhor modelo". Países como Venezuela, Bolívia e Equador estão construindo modelos de sucesso, baseado na democracia participativa, garantindo a justiça econômica e prosperidade social e prioridade sobre economia de mercado social coletivo. Estes são os países, agora junto com Honduras, que foram vítimas de intervencionismo do NED, USAID, IRI e outros organismos em Washington, que querem derrubar suas democracias emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.