sábado, 28 de novembro de 2009

Marco Aurélio Garcia: Política externa não pode ser objeto de oportunismo eleitoral

O assessor especial de Política Externa do presidente da República e vice-presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, reafirmou nesta quinta-feira (26) o importante papel que o Brasil pode exercer nas negociações de paz no Oriente Médio.
“O Brasil tem posições claras. Defende a existência de dois Estados -o Palestino e Israel- viáveis e seguros, com base nas fronteiras de 1967”, diz ele.


Ele lembra as visitas recentes ao país dos presidentes de Israel, da Autoridade Palestina e do Irã, considerados como atores-chaves do conflito que há várias décadas abala a paz mundial, ao país, sendo que todos eles ressaltaram o papel de interlocução do Brasil hoje no mundo, o que poderia contribuir para se chegar ao que ele chama de paz desejável.

“O diálogo que o governo brasileiro tem mantido com as comunidades árabe e israelita em nosso país e na América Latina é transparente e não deixa dúvidas sobre nossas posições, seja sobre temas de natureza histórica -como o Holocausto-, seja sobre questões mais recentes, elas também dolorosas”, afirma.

Garcia deixa um recado aos oposicionistas que criticaram o governo brasileiro pela visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. “Quem governa um Brasil, ou quer governar, sabe que há temas de política externa que não podem ser objeto de oportunismo eleitoral”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.