sábado, 28 de novembro de 2009

Transatlânticos iniciam em Salvador roteiro para cruzeiros marítimos

O transatlântico MSC Melody - o primeiro a chegar à capital baiana depois que a cidade se tornou ponto de partida e chegada de cruzeiros marítimos, deixando de ser apenas ponto de passagem – partiu, nesta quinta-feira (26), do Porto de Salvador, com destino a Maceió e Recife. Nesta sexta, um outro navio sairá do porto para um cruzeiro de seis noites, incluindo no roteiro a cidade de Fortaleza. “Salvador é o melhor lugar para a gente sair. Por morar perto e estar perto de casa. Eu prefiro mil vezes do que ir para o Rio de Janeiro ou Recife”, disse Leonardo Nunes, morador de Feira de Santana.

Para o advogado soteropolitano Gustavo Costa, 32 anos, o que mais facilitou foi a economia e o acesso. “Não vou precisar me deslocar para outra capital, pagando pelo transporte aéreo e não corro risco de perder horário do navio, já que muitas vezes o voo atrasa e navio sai no horário”, afirmou.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, as operações de embarque e chegada de cruzeiros ao porto da capital baiana são resultado de diversas ações do Governo do Estado na divulgação da Bahia em outros estados e no exterior.

Com isso, o turismo e a economia são dinamizados. “Os cruzeiros nascendo aqui favorecem a nossa economia. As pessoas que vêm de outras cidades, se hospedam em nossos hotéis, comem em nossos restaurantes, vão aos nossos shows. É uma mudança qualitativa para a economia da cidade”, disse Leonelli.

Até o fim do verão, 37 transatlânticos aportarão na capital, com 150 escalas e um número expressivo de 320 mil pessoas nesses cruzeiros. Já no Porto de Ilhéus, cidade de grande importância no apoio turístico do estado, nove transatlânticos aportarão, com previsão de 43 escalas e 100 mil passageiros.

O aumento do número de passageiros nesta temporada é de 28% em relação ao último ano. Em 2008, foram contabilizadas 110 escalas, com mais de 250 mil passageiros no porto da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.