terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dilma chega à Copenhague para negociar em tom firme



Ministros do Meio Ambiente dos países participantes da COP 15 chegaram este fim de semana à Copenhague para dar continuidade às negociações. O Brasil está representado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela participou da primeira reunião com mais de 60 ministros, entre eles americanos, europeus e dos principais países emergentes.

Segundo Dilma, o Brasil não vai aceitar um acordo climático que queira impor aos países em desenvolvimento a obrigação de comprovar a redução das emissões dos gases de efeito estufa:

– A questão do acordo legalmente vinculante é em relação aos EUA e aos países desenvolvidos. Para nós, são ações voluntárias.

O Brasil pretende reduzir voluntariamente as emissões de gases entre 36% e 39%.

Em sua primeira entrevista coletiva ontem, na Dinamarca, como chefe da delegação brasileira para discutir a questão das mudanças climáticas, a ministra Dilma Rousseff, foi categórica: “Se os maiores emissores de gases não colocarem as propostas de recursos na mesa, essa conta não vai fechar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.