domingo, 13 de dezembro de 2009

Protógenes no ministério dos esportes

O ministro do Esporte Orlando Silva (PCBdoB), requisitou o delegado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP) para integrar o governo federal, em seu ministério.

A função é para atuar como uma espécie de assessor de segurança para grandes eventos esportivos, principalmente a Copa de 2014, no Brasil.

Protógenes já é membro do comitê de segurança da FIFA, a Federação Internacional de Futebol, e foi indicado ao cargo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O delegado deve se lançar candidato a deputado federal por São Paulo, no ano que vem. Ele nega que seu convite tenha viés partidário, uma vez que pertence ao mesmo partido do ministro, e diz que a PF nega o pedido de transferência por perseguição.

A Polícia Federal, que afastou o delegado, é contra a sua transferência para o ministério. Mas a decisão final será do ministro Tarso Genro. “Tem o pedido para colocá-lo à disposição [do Ministério do Esporte], mas ainda não decidi. Vou deixar o pessoal [do jurídico] examinar”, afirmou o ministro da Justiça à reportagem do iG.

O mais provável, é que, caso não haja impedimento legal, o ministro Tarso Genro não crie obstáculos.

POLÊMICA

Protógenes bateu de frente com a direção da Polícia Federal na operação Satiagraha. A PF acusa Protógenes de insubordinação, vazamento, favorecimento à TV Globo, uso das operações da PF para promoção pessoal e política, e denúncia caluniosa contra outros agentes da PF. Protógenes, por sua vez, acusou a PF também de vazamento e insinuou possível corrupção de agentes para prejudicar a Satiagraha. Nenhum dos lados conseguiu provas que sustentem as acusações que fazem uns aos outros, ficando tudo no terreno dos indícios. A PF quer expulsar Protógenes de seus quadros, recorrendo até a infrações menores, como uso de imagem na campanha eleitoral de 2008 em Poços de Caldas. O delegado alega perseguição.

A decisão sobre a permanência ou não do delegado nos quadros da PF, também será tomada por Tarso Genro. “Vamos decidir isso com calma, o trâmite será discreto. Isso não vai ser utilizado nem para promover o Protógenes nem para prejudicá-lo Vamos dar um tratamento técnico e rigoroso. Se ele cometeu alguma irregularidade, ele também prestou serviços positivos à Polícia Federal”, finalizou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.