segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Polícia do governo José Serra: Em cada 4 delegados, 1 é investigado por crime

A polícia Civil do estado São Paulo, sob comando de governador José Serra (PSDB/SP), tem 3.313 delegados no total. Cerca de 800 são investigados pela Corregedoria, com suspeita dos crimes:

- extorsão,
- ligações com PCC (facção criminosa),
- enriquecimento ilícito,
- violência,
- prevaricação,
- mau uso de dinheiro público,
- entre outros.

O número atinge 24% dos delegados. Significa que de cada 4 delegados, 1 está sendo investigado por suspeita de ser criminoso. A notícia foi publicada pelo portal Terra.

Corrupção, venda de cargos e sentenças na polícia de São Paulo

Para relembrar as raízes do problema, o PSDB está no governo de São Paulo há 16 anos. Em março de 2009, o escândalo da venda de cargos dentro da polícia civil veio a público, conforme esta reportagem do ano passado:



Na época, o governador José Serra fugiu das câmeras da TV Record para não dar explicações à população.

Um ex-secretário adjunto de Segurança Pública (subordinado diretamente ao Secretário de Segurança Pública) foi denunciado em gravações, de 2007, por dois crimes que afetam a vida e a morte dos cidadões paulistas:

- Venda de cargos na cúpula de chefia na Secretaria de Segurança Pública (é óbvio só corruptos compram cargos).

- Venda de sentenças administrativas que evitam a expulsão de policiais corruptos e criminosos, e os reintegram à polícia.

Assim, parte da polícia não protege. Uma parte podre fica entregue aos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.