segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial completa 10 anos e volta a Porto Alegre

Ao completar uma década, o Fórum Social Mundial retorna a Porto Alegre, cidade que recebeu a primeira e mais três edições. De 25 a 29 de janeiro, a capital gaúcha e mais cinco cidades da região metropolitana vão receber parte das atividades programadas para o evento em 2010. A programação inclui mais 27 atividades pelo mundo para celebrar o décimo aniversário.

Realizado em Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, teve uma versão multicêntrica em 2008 e voltou ao Brasil em 2009, em Belém.

Além de sediar as discussões do seminário internacional, Porto Alegre tem na programação oficinas, exposições, apresentações culturais e a tradicional marcha de abertura, que vai tomar as ruas da capital na tarde de segunda-feira (25).

A maioria das atividades autogestionadas, organizadas por ONGs, centrais sindicais e movimentos sociais vai acontecer nas cidades vizinhas (Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí).

O Acampamento Internacional da Juventude, que nos primeiros anos do FSM era instalado às margens do Rio Guaíba, dessa vez vai ficar em Novo Hamburgo (cidade governada pelo PT), a cerca de 40 quilômetros de Porto Alegre (capital atualmente governada pelo PMDB de oposição ao governo federal).

Túnel do tempo: "A GLOBO MENTE" na telinha da Globo

Durante o Fórum Social Mundial 2009 ocorrido em Belém do Pará, um manifestante mostrou um cartaz com os dizeres: "A GLOBO MENTE!" Ao vivo no canal 7 (TV Liberal afiliada Rede Globo/Belém).

O Cinegrafista tentou disfarçar o protesto fechando em close apenas na entrevistada e logo e a equipe retirou os manifestantes da frente das câmeras. Repare na cara da repórter ao perceber o cartaz ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.