segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pesquisa mostra força da base do presidente Lula em MG

Pesquisa do Instituto Sensus, divulgada nesta sexta-feira, 19/02, mostra que os pré-candidatos da base aliada do governo Lula lideram as intenções de voto para o governo de Minas Gerais nos cinco cenários abordados pela sondagem. Pela primeira vez o nome do vice-presidente José Alencar aparece como opção para os eleitores que entre os dias 07 e 11 deste mês responderam a pesquisa eleitoral. Caso seja candidato, Alencar alcança 39,9% das intenções de voto contra 19% do pré-candidato e vice-governador de Minas, Augusto Anastasia (PSDB). Sem o candidato tucano, substituído pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS), José Alencar também ganharia as eleições com 39,4% contra 22,2% do ex-presidente. A pesquisa não abordou a hipótese de Alencar ter como adversários o ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) e os petistas Patrus Ananias ou Fernando Pimentel.

A sondagem também mostra dois cenários que não incluem o vice-presidente da república. Em ambos os casos, o ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) lidera as intenções de voto. Disputando contra o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e com o tucano Antônio Anastasia, Costa aparece com 38,3% contra 24,1% do petista e 12,6% do pré-candidato do PSDB. No cenário em que o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT) aparece como o candidato petista, Hélio Costa lidera com 40,7%. Patrus vem em seguida com 18,8% e Anastasia sem mantem em terceiro com 14,4%.
Sem Alencar e Hélio Costa, a pesquisa Sensus mostra Patrus Ananias na liderança com 30,3% das intenções de voto contra 20,7% de Anastasia e 8,9% de Clésio Andrade (PR). A média de votos brancos e nulos nos cinco cenários abordados foi de 32%. Além de manter a base aliada do presidente Lula na liderança das intenções de voto, a pesquisa também mostra que entre os mineiros o índice de aprovação do governo Lula (75,7%) é maior que o índice positivo do governo Aécio Neves (68,6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.