terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais conflitos na área da Serra do Padeiro

A Comunidade da Serra do Padeiro do povo Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia, realizou no último final de semana, mais uma retomada dentro do seu território tradicional. A referida ação ocorreu na sexta dia 19/02, por volta das 15:00 horas, e segundo documento enviando pela comunidade, os motivos que levaram a comunidade a realizarem mais esta ação se deu por conta do fazendeiro Alfredo Falção ser um dos principais incentivadores de ações de perseguição e ameaças que a comunidade vem sofrendo sem que providências sejam tomadas, e por ultimo as agressões sofridas pelo irmão do Cacique Babau e pelo índio José Domingos ocorridas na sexta pela manhã na cidade de Buerarema durante manifestações contra a demarcação das terras Tupinambá promovida pelo dito fazendeiro, quando os índios tiveram seus veículos danificados pelos manifestantes.

Outra informação repassada pela comunidade é que ocorreram quatro prisões no sábado. Os dois irmãos do cacique Babau (Gil e Teti) e mais dois não índios foram presos pela PF quando retornavam de Buerarema, os dois (Gil e Teti) tinham indo levar os feirante não índios da região que utilizam seu veiculo. Quando foram abordados pela PF que os acusavam como sempre, de formação de quadrilha, reação a prisão e esbulho possessórios...

A PF esteve na área retomada em companhia dos fazendeiros, Peu Magalhães, Alfredo Falção... Onde soltaram muitas bombas e dispararam tiros (desta vez de verdade e não de borracha), segundo a liderança Magnólia os índios conseguiram achar muitas cápsulas das balas disparadas, apesar do policiais recolheram muitas delas.

Ontem pela tarde os dois irmãos de Babau foram soltos. Os não índios já tinham sidos soltos no sábado por volta da meia noite...

Segundo as lideranças que ocupam a área eles não pretendem sair de lá, até porque o Alfredo Falção é o principal agitador da região contra eles, e ele não tinha motivos para fazer isto, pois eles (índios) não tinham ocupado nada dele. Então tanto faz nós estarmos lá ou não o Alfredo continuará nos perseguindo, então vamos dá um motivo para ele afirmou a liderança, Célia, irmão do cacique Babau.

Documento da comunidade em anexo, nos foi repassado hoje pela manhã pela liderança Elisangela Barbosa, vice diretora do Colégio Tupinambá da Serra.

Do Cimi Itabuna

Um comentário:

  1. Na Verdade, esses "índios" que ne indio de verdade é. invadio a fazenda de Alfredo porque eles são usuraveis, preguiçosos, e gostam de tudo na mão. indio de verdade está na mata. e não invadindo roça dos outros. essa história de dar um motivo para Alfredo é só desculpa pra entraar na terra. se é assim o que eles dizem das outras propriedades que eles já INVADIRAM?

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.