domingo, 28 de fevereiro de 2010

DataSerra dispara alarme vermelho no puleiro demo-tucano



O Datafolha, instituto do Grupo Folha de José Serra, isto é, Folha de São Paulo, jamais manipularia uma pesquisa contra Serra, sempre a favor. A Folha já publicou até ficha falsa de Dilma.

Por isso o Datafolha é apavorante para os demo-tucanos:

Serra: 32%
Dilma: 28%
Ciro: 12%
Marina: 8%

Serra caiu, Dilma subiu, Ciro e Marina ficaram na mesma.

Pior do que os números crus desta pesquisa é a evolução em relação às pesquisas anteriores do próprio Datafolha, mostrada no gráfico acima.

Em 11 meses, Serra já despencou 9 pontos percentuais, de 41 para 32%. Enquanto isso, Dilma subiu 17 pontos, de 11 para 28%.

A diferença entre os dois caiu de 30% para 4%. Já é um quadro de empate. Não existe mais qualquer favoritismo de Serra. Se analisar a tendência, o favoritismo passou a ser de Dilma.

Datafolha espontânea: Dilma 10% x 7% Serra



A pesquisa é aquela que apenas em quem o eleitor pretende votar para presidente, sem citar nenhum nome de candidato, nem mostrar nenhuma cartela para escolha. Por isso é a intenção de voto que representa melhor quem já está decidido quanto ao voto, e dificilmente mudarão de candidato.

Dilma já aparece na frente, na pesquisa espontânea, com 10% contra 7% de Serra.

Mas essa diferença amplia muito se considerarmos os 10% que responderam que irão votar em Lula (portanto ainda não sabem que Lula não será candidato), além dos 4% que responderam Candidato do Lula (não sabem ainda que Dilma é a candidata de Lula). Esses votos migrarão maciçamente para Dilma assim que souberem que ela é a candidata. Somando estes números, indica que Dilma tem algo em torno de 24% na espontânea contra 7% de Serra.

Datafolha: Dilma avança em todas as regiões



Em todas as regiões do Brasil, Dilma cresceu. No Nordeste ela lidera com grande diferença. Na região Norte e Centro-Oeste quase empata. No Sul e Sudeste, Serra continua na frente, mas com Serra em queda em Dima subindo. A diferença está caindo.

Datafolha: rejeição de Serra é a maior



Datafolha: Se Serra desistir, Aécio também aparece com tendência de queda



A tendência das pesquisas demonstra que existe a possibilidade real de José Serra (PSDB/SP) vir a desistir. O substituto natural seria Aécio Neves. Mas este, apesar da alegação de ser menos conhecido do que Serra, também apresentou tendência de queda, mesmo entre quem o conhece, e respondeu que votaria nela nas pesquisas anteriores.

Datafolha 2º turno: Serra 45% x 41% Dilma



Nas últimas pesquisas do Sensus e do Vox Populi, Dilma já aparecia empatada tecnicamente no 1º turno, mas Serra ainda tinha uma dianteira razoável no 2º turno, com uma diferença acima de 10 pontos.

Pois isso acabou. Na pesquisa sobre em quem votaria no 2º turno, Dilma já aparece colada com Serra:

Serra: 45%
Dilma: 41%

Diferença: 4%

No Datafolha de 2 meses atrás era:

Serra: 49%
Dilma: 34%

Diferença: 15%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.