sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cultura - Site permite troca gratuita de livros em todo o país

Em vez de esquecer um livro que você já leu em cima da prateleira, que tal trocá-lo por outro que você estava de olho, mas não tinha certeza de comprar? Essa é idéia do "LivraLivro.com. br", sitefeito para intermediar a troca de livros entre os usúarios cadastrados.

Lançado em janeiro de 2009, o site já possui mais de 130.000 livros cadastrados no idioma português, intermediou 400 trocas e, atualmente, atende cerca de 2.000 pessoas de todo o país.

O projeto, que é uma iniciativa independente e gratuita, é de Samur Araújo e, segundo ele, surgiu de uma necessidade pessoal. "Por atuar na área de internet, não tive dúvidas de que o projeto atenderia todas as minhas necessidades: trocar meus livros e aplicar meus conhecimentos" , disse Samur, mestre em Web Semântica.

A processo de troca é simples: depois de fazer o cadastro no site, o usuário seleciona os livros que possui para trocar e os livros que gostaria de obter. O sistema se encarrega de encontrar e coordenar a troca entre múltiplos usuários. É só enviar o livro pelo correio e receber o outro que deseja. De acordo com Samur, o valor da postagem varia de R$ 3 a R$ 8, dependendo do peso.

"O LivraLivro.com. br contribui para cultura e educação, beneficiando principalmente os mais jovens e de baixa renda, que não têm condições de adquir livros com frequência, tendo como único custo a postagem. A idéia é fomentar a cultura no país e formar cidadãos leitores, facilitando o acesso ao livro", conclui o idealizador do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.