sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tem que ser demo

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pagou o maior mico, ontem, ao esperar sem sucesso pela filiação do senador Adelmir Santana (DEM-DF) ao PSB, anunciada pelo democrata aos quatro ventos e abortada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Colega de Adelmir no Senado, Renato Casagrande (PSB-DF) ironizava: "É por isso que lá no Espírito Santo só anuncio filiação depois que a ficha está na minha mão, assinada". Em 2007, Adelmir Santana havia ensaiado um desembarque do DEM para o PR, mas recuou por causa da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabeleceu a fidelidade partidária.O DEM manteve o senador, mas perdeu o deputado federal Robson Rodovalho que migrou para o PP.
Para evitar debandada de filiados no término do prazo para troca partidária de quem quiser candidatar-se às eleições de 2010, DEM e PPS aumentaram a pressão sobre seus integrantes -ameaçando de pedir a cassação dos mandatos na Justiça Eleitoral - e o resultado foi mal-estar entre parceiros da oposição e um grande constrangimento público no PSB do Distrito Federal.Com receio de perder o mandato, o senador Adelmir Santana desistiu, sem aviso prévio, de se filiar ao PSB.
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, queixou-se de "pressão" do PSDB de Minas Gerais sobre seu partido, que estava prestes a perder os deputados federais Geraldo Tadeu e Alexandre Silveira. Eles haviam negociado adesão ao PSDB, mas desistiram por causa da disposição do PPS de pedir os mandatos na Justiça
Freire disse que o PPS do Rio Grande do Sul tomará as providências contra o deputado estadual Carlos Garcia, que foi para o PRB. "Avisei a todos que o PPS vai pedir. Quem quiser pode sair. Mas entregue o mandato. Ninguém se elegeu sozinho", afirma.O PSDB está na expectativa da adesão do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.