segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como livrar-se dos chatos do telemarketing

Uma das piores pragas do capitalismo, que prolifera como capim-gordura, é o serviço de telemarketing. Respeito é uma palavra que não faz parte do vocabulário de seus operadores. Eles são tão chatos que continuam falando enquanto estamos interrompendo. Tudo bem que são meros empregados, vítimas da engrenagem como todos etc. Mas, que o velho Marx me perdoe, confesso não nutrir qualquer solidariedade por esta classe de trabalhadores. Não gosto, nunca gostei, de pessoas capazes de qualquer coisa para atingir uma meta ou vender um produto. Morro de medo de quem se adapta a esse tipo de trabalho.
.
Sendo assim, deixo uma dica valiosa a todos aqueles que, como eu, não aguentam mais receber ligações de bancos, empresas de telefonia, escolas de idiomas, instituições de caridade e afins. Trata-se de um sistema de cadastro gratuito para bloquear ligações de telemarketing. O sistema funciona na página do Procon (clique aqui) mas, até onde sei, só está disponível para usuários do Estado de São Paulo.
.
Após efetuar o cadastro (clique aqui), seus problemas acabaram: seu número não poderá receber nenhuma ligação com ofertas comerciais. Caso isso ocorra, denuncie a empresa junto ao próprio Procon. Provada a infração, a empresa poderá pagar multas dolorosas. Comigo funcionou, pois nunca mais recebi uma mísera chamada desta natureza.
.
O curioso é o índice baixíssimo de adesão ao serviço. Até o meio deste ano, menos de duzentos e cincoenta mil usuários paulistas haviam cadastrado seus números de telefone. Conclusão: ou a divulgação do serviço foi muito mal feita ou as pessoas que reclamam do telemarketing não se sentem tão incomodadas assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.