domingo, 8 de novembro de 2009

Gabinete de segurança da Presidência investigará “Falso Lula”

A Assessoria de Imprensa da Presidência da República informou, na tarde desta sexta-feira que o governo vai investigar o “falso Lula”. O caso foi encaminhado para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República “para que se tomem as providências”.
A decisão foi tomada depois que a rádio SBS, da Austrália, formalizou uma denúncia junto ao Secretário de Comunicação Social da Presidência, o jornalista Franklin Martins. A nota foi enviada por Beatriz Wagner, jornalista e produtora executiva do programa de língua portuguesa da emissora.

Segue o e-mail:
>>> Beatriz Wagner 7/11/2009 4:44 am >>>
Estimado Dr. Franklin Martins
Secretário de Comunicação Social da Presidência
Solicito que seja investigada uma fraude de um cidadão que se faz passar pelo Presidente Lula da Silva.

O suposto presidente teve uma entrevista gravada pela Rádio SBS da Austrália no dia 6 de novembro, para ir ao ar no dia seguinte, sábado, dia 7, mas ao desconfiar do teor da entrevista e de outros fatos correlatos, e após contatar a sua secretaria, confirmamos que a entrevista era uma fraude e não vai ao ar amanhã.

Um email, reproduzido logo abaixo, enviado ao Programa de Língua Portuguesa da Rádio SBS por um suposto Caio Martins oferecia a possibilidade de entrevistar o presidente.

Após contatos por email, o tal Caio Martins acertou o horário da entrevista por contato telefônico e a entrevista foi gravada.

O email original veio de caiomartins@ diplomats. com e a ligação telefônica veio do número 55 11 3253 3671.

Pela gravidade e seriedade da fraude e possíveis sérias repercussões diplomáticas, considerando- se o conteúdo da entrevista, acredito que o caso requer uma investigação policial. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e tenho a gravação da entrevista, com duração de 20 minutos.

Gostaria de ser informada das medidas a serem tomadas por esta Secretaria em relação ao caso.

Atenciosamente
Beatriz Wagner

O Terra, através do Blog do Boleiro divulgou a notícia de que um “falso Lula” está concedendo entrevistas para emissoras de rádio de língua portuguesa ao redor do mundo. Um e-mail, assinado por um suposto assessor de imprensa da presidência é enviado às redações oferecendo a entrevista com o presidente da República.
A justificativa:

Gostaria de verificar o interesse da emissora SBS em gerar uma entrevista de rádio com o Excelentíssimo Sr. Presidente Lula, na qual ele estará abordando o assunto da conquista da cidade do Rio de Janeiro em sediar os jogos olímpicos de 2016.

Além disso, o Sr. Presidente faz questão em esclarecer sobre as notícias que foram veiculadas em todo o mundo nos últimos dias, relatando a guerra do tráfico no Rio de Janeiro, o que causou uma impressão negativa da cidade em todo o mundo.

Portanto a título de divulgação dos Jogos Olímpicos de 2016 e acalmar a todos que pretendem vir para o Brasil em 2016 o Sr Presidente está a conceder entrevistas para emissoras de rádio de todo o mundo, sendo assim gostaria de saber sobre o interesse desta emissora em gerar esta entrevista.

Os internautas leitores do Terra enviaram comentários onde indicam que se trata de “pegadinha” de uma emissora de rádio de São Paulo.

O “falso Lula” seria, na verdade o humorista Bartho, do programa Chupim, exibido pela rádio Metropolitana FM. É possível ouvir uma entrevista deste quadro na internet (http://www.youtube. com/watch? v=71L207LkoXo) .

Curiosamente, a apresentação do quadro utiliza a mesma justificativa do e-mail: o presidente Lula gostaria de falar sobre a violência no Rio e garantir a segurança para quem quiser acompanhar os Jogos Olímpicos de 2016.

A vítima aqui foi um jornalista da Rádio Nacional de Angola.

O Blog do Boleiro procurou a produção do programa Chupim. Na primeira tentativa, um produtor de nome Rodrigo foi informado do caso. Disse que iria transferir a ligação para o diretor. Retornou dizendo que o responsável pelo programa ligaria de volta, o que não ocorreu até às 18h00.

Rodrigo se recusou a dar o nome do diretor.

Na segunda tentativa, a recepcionista disse que não estava autorizada a transferir a ligação para o Chupim e também se recusou a dar o nome do diretor do programa. Em seguida, um assessor de imprensa que não se identificou assumiu o telefone e disse que “estamos averiguando o caso antes de qualquer manifestação”.

Detalhe: o Blog do Boleiro nem chegou a contar o caso completo para o assessor, o que tinha sido feito antes para o produtor de nome Rodrigo.

O telefone citado por Beatriz Wagner toca, mas ninguém atendeu depois de várias tentativas. Às 18h00, foi feita uma terceira tentaiva poucos minutos antes do Chupim ir ao ar. Mais uma vez, um recepcionista afirmou que não poderia transferir a ligação sequer para a assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.