A Casa do Boneco de Itacaré estará inaugurando, neste próximo dia 29, a Fazenda Modelo Quilombo D'Oiti, um afro-empreendimento resultante do Programa de Sustentabilidade Comunitária onde se concentrarão as atividades de capacitação da população negra e os serviços e produtos do Turismo Étnico de Base comunitária.
A Fazenda Modelo Quilombo D´Oiti tem como visão se tornar um centro de desenvolvimento afro comunitário baseado na aprendizagem auto-sustentável, considerando, prioritariamente os seguintes princípios:
Etno racial
Trabalho de reapropriação da identidade afro-descendente, para elevar o valor e a beleza da cultura negra, e, sobretudo, para a contestação, a reparação e a afirmação da posição dos negros e negras na sociedade atual, em decorrência dos estragos históricos que lhe foram feitos.
Ecológico
Princípio que acompanha a busca etno racial, pois o povo africano é ecologista e a sua forma de vida ancestral está toda relacionada aos elementos da natureza . A proposta da fazenda é alicerçada em princípios da permacultura e da agroecologia no esforço de estar ecologicamente correta, harmonizando todas as ações, onde a conservação e o saber da natureza tem que acompanhar os outros saberes.
Sócio econômico
Proposta de organização e produção coletiva, de “inclusão” e reintegração social, que promova o desenvolvimento local e fortaleça as relações entre as pessoas, a partir de valores de organização coletiva herdados das sociedades indígenas, africanas e quilombolas. Tem na Economia solidária uma referência pois além da vivência associativista, almeja a implementação do cooperativismo nos próximos meses.
Cultural
Símbolos e significados de um modo de vida peculiar das comunidades negras descendentes no Brasil de africanos escravizados.
Espiritual
A vivência do Candomblé enquanto religião de matriz africana que além de ser fonte de sabedoria, fortalece as energia espirituais, a identidade ancestral garantindo a sustentabilidade espiritual de todas as ações.
O entendimento da proposta da Fazenda Modelo Quilombo D’Oiti, perpassa a visualização dos seguintes eixos centrais:
1) Implementação de Vila Comunitária
2) Educação
3) Serviços de Turismo Étnico de Base Comunitária
4) Auto Sustentabilidade Econômica
Os festejos terão início no dia 29 próximo e seguirá até 3 de fevereiro.
Mais uma vez, a Casa do Boneco sai na frente, dando exemplo de como se faz um trabalho social-comunitário, de interesse realmente publico.
A cada dia que passa, a cada evento, este blog se solidariza cada vez mais com a Casa do Boneco, por conhecê-la já a cinco anos e ter acompanhado inúmeros programas voltados aos afro-descendentes, à educação, à formação do cidadão como um todo, sempre envolvendo a própria comunidade nos programas.
Parabéns Jorge, Jorginho, Daniela, Boré, e todos os demais que fazem a Casa do Boneco cada vez mais viva e envolvida com os mais desfavorecidos pelo sistema.
Segue abaixo, a programação:
KUBONGOLA ORI MOLÊ – 29 à 03 de fevereiro de 2010
PROGRAMAÇÃO
29 de janeiro – sexta - INAUGURAÇÃO DO QUILOMBO
• 10H – CELEBRAÇÃO DE PLANTAÇÃO DO BAUBÁ – CERIMôNIA INTERNA com a Casa do Boneco, Terreiro de Matamba Tombenci Neto e Rede Mocambos
• Das 13 ás 14h - TRAVESSIA DE BARCO
• 15H – MESA DE ABERTURA – PRONUNCIAMENTOS
• 16h Programação Cultural:
A MORTE DO REI GUERREIRO
16:40 – GRUPO RAÍZES
17 ÀS 18H – BANDA GONGOBIRA
Início da travessia de retorno: 17:30h
Obs: participação mediante convite
30 de janeiro à 03 de fevereiro:
Encontro Mutuê Ngangu
Painéis, palestras e oficinas promovidos pela Rede Mocambos, Terreiro de Matamba Tombenci Neto e Coco de Umbigada com os temas:
Software livre e a apropriações tecnológicas da população Negra
Tambores Africanos
Religiosidade africana, gênero e cultura
Obs: inscrições gratuitas na Casa do Boneco
31 de janeiro – domingo – Remada Quilombola
Concentração 14h no Forte de Itacaré
Chegada na Fazenda Quilombo D’Oiti com premiações e confraternização cultural
Informações:
www.casadoboneco.blogspot.com
casadoboneco@yahoo.com.br
73 8138 0927 / 73 9923 5088
sábado, 9 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Embora eu seja branquelo de origem portuguesa, embora nascido no Brasil, sou simpatizante da Umbanda e do Candomblé, consequentemente gosta de acompanhar e participar dos movimentos afins. Desejo então parabéns a comunidade quilombola local e se der vou participar do evento.
ResponderExcluirFrancisco Carlos de Mattos
Caraíbas - BA
já tive a honra de entrevistar Jorge e fiquei muito feliz em conhecer o projeto não só eu mas toda a turma da UESB que estava presente!
ResponderExcluirParabéns e SUCESSO
Michelle,
Poções-Ba