
A minoria elitista branca, preconceituosa, reacionária, não consegue engolir um presidente popular, simples, vindo do "povão" e, mesmo ocupando o cargo mais importante do país, continuar vivendo a vida no ritmo "povão".
Veja o texto preconceituoso escrito por Marcos Coimbra, sociólogo, igualzinho ao ex-presidente que quase privatizou todo o Brasil, e dono do Instituto Vox Populi.
"Existem imagens que valem por mil palavras e palavras que valem por mil imagens, algumas para o bem, outras para o mal. Lula carregando seu isopor, com a familiaridade de quem, aparentemente, já o fez centenas de vezes, é um exemplo das primeiras, com efeitos claramente positivos para ele e para quem com ele está
O verão de 2010 mal começou, mas seu retrato mais marcante, na vida política, já é conhecido: Lula equilibrando um isopor na cabeça, de bermudas e camiseta, calçando havaianas brancas. A foto foi feita quando ele saía da praia, com dona Marise o seguindo de perto, bolsa a tiracolo.
Houve outras imagens muito fortes neste início de ano, especialmente as de tragédias naturais, sejam internas, como os deslizamentos em Angra dos Reis, sejam acontecidas fora do Brasil, como o terremoto no Haiti. Ainda que chocantes, e por mais que as duas calamidades tenham sido amplificadas pela omissão de governos são, no entanto, imagens que poucas consequências trarão para nossa vida política. Até o fim do ano, terão se tornado retratos de catástrofes particulares, devastadoras para as vítimas e suas famílias, uma vaga lembrança para o conjunto dos brasileiros.
Lula e seu isopor, não. Essa é uma foto que tem tudo para ser lembrada em um ano como este, em que a população não vai apenas votar para escolher o futuro presidente, mas para se pronunciar sobre se está satisfeita ou descontente com o jeito de governar do atual. É cedo para dizer se ela vai concordar que a eleição é essa, mas é certo que Lula vai usar de sua imensa popularidade para levá-la a pensar dessa maneira.
Para quem deseja que a eleição presidencial se torne uma comparação entre "modos de ser", a foto é uma beleza. Nela, quase tudo que a campanha de Dilma tem a dizer de relevante para a vasta maioria do eleitorado está dito. Com a simplicidade e a clareza que fazem com que algumas mensagens sejam compreensíveis por todos.
Existem imagens que valem por mil palavras e palavras que valem por mil imagens, algumas para o bem, outras para o mal. Lula carregando seu isopor, com a familiaridade de quem, aparentemente, já o fez centenas de vezes, é um exemplo das primeiras, com efeitos claramente positivos para ele e para quem com ele está. Fernando Henrique dizendo que os aposentados são vagabundos é um exemplo das segundas, com efeitos altamente negativos para o próprio e seus aliados.
Umas e outras costumam durar anos, muito mais do que imaginavam seus autores quando as protagonizaram. A infeliz frase do ex-presidente continua viva no imaginário de eleitores de todos os tipos, como se vê diariamente em pesquisas qualitativas feitas de norte a sul do país. Até quem não tinha idade para votar em 1998, ano em que foi cunhada, se lembra dela. Coisa parecida acontece com algumas de suas predecessoras: a caspa de Jânio Quadros, o cheiro de cavalo de João Figueiredo.
Por tudo que tem afirmado, é claro o argumento central da campanha que Lula imaginou para sua candidata: convencer os eleitores de que seu governo foi melhor que o do PSDB por ele ser uma pessoa diferente, mais próximo do povo e mais preocupado com ele. Em 2010, na hora de escolher seu sucessor, os eleitores deveriam, portanto, identificar a pessoa certa para o cargo de maneira parecida. Quem eles querem que governe o país: alguém da "elite" ou alguém do "povo"?
A foto é tão favorável à tese do presidente que há quem suspeite que tenha sido encenada nos mínimos detalhes: marido e mulher juntos, a roupa dos dois, sua postura, o isopor inconfundível. Se foi, parabéns para quem a imaginou e produziu. É coisa de profissional, de quem sabe como pensa a maioria do eleitorado.
É pouco provável que Lula não soubesse que poderia ser fotografado em sua caminhada de volta da praia. Afinal, o trabalho dos fotógrafos é captar imagens, e o presidente não devia supor que estava em um lugar desconhecido por eles. Ao contrário. Quando, então, levantou o isopor e o colocou na cabeça, ele sabia o que estava fazendo.
Enfim, pode ser que, na hora de votar, as pessoas pouco se importem com tudo o que a foto sugere. Pode ser que queiram apenas fazer uma comparação racional de candidatos, preferindo Serra por sua biografia, mesmo que Dilma seja a representante desse presidente tão querido e tão "gente como a gente".Pode até ser. Apenas não é provável."
Se, você não concorda com o que ele escreveu, o email dele é este: marcoscoimbra.df@dabr.com.br
Eu já escrevi e disse a ele o seguinte:
Não adianta vocês quererem detonar a imagem do melhor presidente que esse país já teve em toda a sua história. Lula sempre foi, é e sempre será “povão”.
Lula não mistura sua responsabilidade de administrar e bem esse país com sua forma de vida simples e popular.
Felizmente, essa corja que são anti-Lula são minoria. E minoria, por mais que não concordem, tem que se curvar para as decisões tomadas pela maioria e a maioria decidiu por Lula em duas eleições consecutivas.
E vai decidir por Dilma em 3 de outubro.
Por que Dilma?
Porque, no mínimo, é pessoa de confiança de Lula, o presidente que está sendo o referencial na História do Brasil: o Brasil antes de Lula e o Brasil depois de Lula.
E por que não Serra?
Porque estamos cansados de crápulas, de representantes da minoria elitista, de corruptos, de políticos profissionais, enganadores, racistas, preconceituosos. Porque não queremos de volta o estilo FHC de governar.
Bastar ver São Paulo comandado pelo PCC, as enchentes sem solução, a exclusão da população mais carente, as privatizações, os pedágios, etc., para não querermos um crápula desse comandando o país.
Queira ou não essa minoria branca, elitista, preconceituosa, racista, reacionária, “Lula é o cara”, mudou o país para muito melhor, vai eleger Dilma e voltará em 2014, comandará o país novamente até 2022 e fará o sucessor novamente até, no mínimo, 2026.
Se não quiser conviver com isso, pegue seu passaporte e se mude para o Estados Unidos.
Para começar o teu presidente além de semi-analfabeto é um aldrabão, como se explica que o filho dele enriqueceu em 3 anos?? Segundo quem governa não é o Lula e sim o idiota do MAG, o Lula é um boneco inventado para servir de fachada para os comunistas orfãos do Muro de Berlim. Acredita mesmo que este homem que passava o tempo a coçar o saco na entrada de uma fábrica pudesse governar?
ResponderExcluirPense nisso. Tenho que admitir que os que governam não foram tão estupidos como poderiam ser e continuaram a poltica economica do FHC, quem sabe ler e lê revistas importantes como Financial Times e outras sabe muito que fora do país todos sabem que o governo Lula seguiu a risca tudo que o FHC deixou.
Claro que dentro do isopor o presidente dos petistas, MST os terroristas rurais e os bolivarianos não esta a carregar cervejas ou cachaça, não, ele esta a carregar livros dentro do isopor, os esta protegendo do sol.
Se o teu blog se intitula Brasil verdade, voce esta mentindo, pois ainda os brancos ainda são a maioria e depois que importa a côr??? O que é relevante é a integridade a honestidade e a civilidade do povo e neste momento poucos são os bons brasileiros e definitivamente voce esta errado, sinto muito mais vai ter que aguentar a tal da zelite por muito tempo e afinal quem segura o Brasil é esta mesma zelite.
Vc está precisando urgentemente de um psiquiatra!!!
ResponderExcluirCrises psicóticas são comuns em pessoas preconceituosas e reacionárias!!!
Mas, nada que um bom psiquiatra não possa resolver!!!
E mais: Essa minoria branca e discriminadora é sim, quem arrasa com nosso país
A grande prova é o Juiz paulista LALAU (Nicolau), o governador de Brasília Arruda (aliás, Arruda chama dinheiro, segundo crença antiga, e esse Arruda (DEMonioCRATAS) chamou muito dinheiro pras meias dele.
Para voce, fica afala de Berthold Brecht:
"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Isso eu nem discuto. Fica claro que o Lula é o filho do Brasil, ele carrega seu próprio isopor, isso não o faz menos ou mais importante... Eu nem discuto mais, Lula é, e sempre será o Lula, o "cara" que mudou o rumo dessa País. Valeu "barbudinho"
ResponderExcluir