sábado, 23 de janeiro de 2010

Lula cutuca Serra em Itapira, e defende o PAC em discurso



Houve um embate político entre Lula e Serra nesta sexta-feira última passada, quando ambos participaram da inauguração de uma fábrica de medicamentos da Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos (empresa privada) em Itapira, interior de São Paulo.

Serra realmente quis fugir, recorrendo ao futebol, dizendo que ficou decepcionado por não encontrar entre os convidados tantos palmeirenses. Em seguida emendou um discurso burocrático.

Lula também abriu o discurso com bom humor, dizendo:

"... eu acho que foi Deus que botou na cabeça do Temporão a ideia de me convidar para vir aqui hoje, porque não tem nada mais importante para um corintiano do que ver um palmeirense perceber que tem tão pouco palmeirense aqui e tanto corintiano. Então... Serra, já ganhei o dia por isso...".

Mas em seguida não fugiu ao debate político, e cutucou Serra, sobretudo quanto ao PAC e a quem torce contra o país. Trechos do discurso do presidente:

"... Ainda ontem eu tive uma reunião de ministros e, ao terminar a reunião, eu perguntei para o Sérgio Rezende [Ministro da Ciência e Tecnologia]: Sérgio, eu quero saber se você vai gastar os R$ 41 bilhões que nós colocamos no PAC [da Ciência e Tecnologia]...

... há três anos, eu pedi para que o ministro Sérgio Rezende apresentasse um programa de ciência e tecnologia para o Brasil, e ele apresentou um PAC de Ciência e Tecnologia, até 2010, de R$ 41 bilhões...

... para mim, visitar uma empresa bem-sucedida como a Cristália é um pouco também a ideia de passar para a sociedade que na cidade de Itapira, no estado de São Paulo, no Brasil, acontecem coisas boas, porque muitas vezes nós ligamos um canal de televisão ou lemos um jornal ou escutamos um rádio, e parece que o mundo vai acabar dali a dois minutos, porque só tem coisas ruins.

E nesse momento em que o presidente da República sai de Brasília, o governador sai da capital com o seu secretariado, eu saio com os ministros para vir inaugurar uma nova fase desta empresa, nós estamos apenas tentando reafirmar que não adianta alguém ficar pensando que este país vai andar para trás. Este país aprendeu a andar para a frente, este país aprendeu a se desenvolver, este país aprendeu a investir em ciência e tecnologia.

... Foi com muito orgulho que eu vim a Itapira... eu estava aqui fazendo campanha, isso nos anos 80... Não vim na Cristália, porque a Cristália estava começando, também, e o Pacheco [dono da empresa, que estava presente], naquele tempo, tinha medo do PT, então não me convidava... Agora, nem eu tenho medo dele [provocando risos] ..."

Em seu discurso, Lula defendeu o PAC na frente de Serra (que ficou caladinho), e nas entrelinhas criticou o discurso do jagunço de Serra (Sérgio Guerra) que só vê coisas ruins no Governo Lula e no PAC. De quebra disse que o Brasil não vai andar para trás, numa clara referência ao período demo-tucano de FHC/Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.