sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Serra usa lote de vacina do Ministério da Saúde para fazer política própria

O Ministério da Saúde denunciou o gesto de oportunismo político do governador de São Paulo, José Serra, que transformou em solenidade pública a chegada de lotes de vacina contra a gripe suína.

O Ministério ainda desmente a informação de que haverá distribuição de doses no estado a partir deste mês.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, é taxativo: . “Não há, neste momento, distribuição de vacina à população em nenhum estado brasileiro. As doses serão distribuídas nacionalmente quando houver estoque suficiente para viabilizar a estratégia de vacinação simultaneamente em todo o país”.

A assessoria do ministro Temporão explica que São Paulo apenas recebeu um lote de 600 mil – de um total de 33 milhões de doses encomendadas pelo Ministério da Saúde – enviado ao Instituto Butantã pelo laboratório francês Sanofi-Pasteur. “Essas vacinas pertencem ao MS, que é o único comprador das doses. O Butantan foi intermediário e enviará, nos próximos dias, essas vacinas ao Ministério”, esclarece nota da assessoria.

.As vacinas, na verdade, serão pagas pelo Ministério da Saúde(do Governo Federal), por conta de um acordo com três diferentes fornecedores. O investimento total é de R$ 1,006 bilhão para as 83 milhões de doses que serão distribuídas em todo país.

Por diversas vezes, durante seu discurso, Serra virou-se para seu secretário de Saúde, Luiz Roberto Barata Barradas, para confirmar informações ou corrigir-se, refazendo sua fala para a gravação de rádios e emissoras de televisão presentes ao evento para o horário político.

Aqui, então, fica a pergunta para você, leitor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.