quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sesab lança em Juazeiro programa ‘Internação Domiciliar’

Com as presenças do secretário estadual de saúde Jorge Solla, o prefeito Isaac Carvalho, secretário municipal de saúde Ubiratan Pedrosa, o superintendente da Sesab, Alfredo Boa Sorte, e o superintendente do Hospital Regional de Juazeiro Rodrigo Marques e toda a equipe do IMIP/HRJ foi lançado na manhã (13) de ontem, o Programa Internação Domiciliar (ID), uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que possibilita a prestação de assistência a pacientes que necessitam de cuidados especializados com atendimento em seu domicílio, por equipes de saúde destinadas e treinadas para este fim.

A ação possibilita que o enfermo volte para sua casa com uma estrutura oferecida pelo hospital: fornecimento de medicação, alimentação especial, atendimento médico e fisioterápico, tudo em seu domicílio, sem custos adicionais.
Na oportunidade a equipe da ID foi apresentada e será composta por seis pessoas, entre elas uma médica, enfermeira, técnica de enfermagem e assistente social. Único no país com gestão estadual, o Programa de Internação Domiciliar foi implantado em outubro de 2008. Atualmente conta com 24 equipes em atividade, distribuídas em 11 hospitais, nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Jequié, Vitória da Conquista e Ilhéus. Depois de Juazeiro, que inicialmente terá uma equipe da ID atuando, a Sesab pretende levar o programa para os municípios de Alagoinhas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro.

O secretário de saúde Jorge Solla destacou que o programa não foi criado para reduzir despesas, mas para qualificar a recuperação do paciente. “A questão principal não é reduzir gastos, porque na verdade se o paciente está desocupando um leito outro viram, então a despesa aumenta. Esse programa veio humanizar o atendimento e possibilitar aos pacientes um recuperação mais eficiente com uma equipe disponibilizada para acompanhar o caso”, esclareceu.

Solla informou que com o programa, a projeção do governo é que mais de 700 leitos estão sendo criados nas cidades que foram contempladas. “Estamos lançando o programa nas maiores cidades que atendem a sua região”, explicou informando que nas outras cidades onde o ID já possui o serviço houve uma avaliação positiva dos profissionais e do paciente. “São 943 pacientes beneficiados em todo o estado, em pouco mais de um ano”, contou.

Saúde na Bahia

De acordo com o superintendente da Sesab, esse programa busca não somente desocupar leitos de hospitais mais de oferecer qualidade e humanizar o atendimento. “Alguns pacientes chegam num estágio em que a internação no ambiente hospitalar não é mais necessária, mas o acompanhamento ainda é fundamental, e estando em seu domicílio ao lado de familiares e amigos a recuperação é mais rápida”, disse completando que essa medida também evita o risco de infecção hospitalar.

Alfredo informou que fica determinado o mínimo de 12% do orçamento do estado para ser aplicado na saúde, “Nós já atingimos a marca dos 14% do orçamento voltado para a saúde”, revelou.

O deputado estadual Roberto Carlos lembrou seu discurso na inauguração do HRJ quando disse que “Dá vontade de ficar doente para ser atendido nesse hospital. Hoje eu digo que com esse programa as pessoas terão a mesma qualidade encontrada no Hospital regional no conforto de suas casas. Este governo tem compromisso com a saúde, em Juazeiro com a reforma e inauguração do Regional foram mais 20 leitos criados só para a UTI”, resumiu.

Juazeiro

Presente no evento o prefeito Isaac carvalho agradeceu ao governo do estado pela atenção dada à saúde em Juazeiro. “Quando assumimos a saúde estava à beira do caos, mas com esses e outros programas o tratamento às pessoas tem sido mais eficiente”, disse o prefeito lembrando que em 2009 a prefeitura inaugurou 8 novas unidades básicas de saúde e uma UPA. “Ainda temos demandas a suprir, mas Juazeiro deu um salto de qualidade na área de saúde”, disse Isaac.

Os municípios de Casa Nova, Sento Sé e Uauá também estavam representados pelos secretários de saúde.

Meta

A meta inicial da equipe da ID do HRJ é atender 30 pacientes/mês na sede do município de Juazeiro. Além da equipe básica, dentro do hospital teremos os profissionais de farmácia, nutrição e fisioterapia que integram a equipe matricial de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.