quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Criminalidade dispara em 2009 no estado de São Paulo

Causou estranheza o governador demo-tucano de São Paulo, José Serra, ir no programa Superpop da Rede TV lançar um "reality show", uma espécie de Big Brother Policial, para melhorar a imagem "da polícia" (na verdade é uma tentativa de melhorar a imagem de seu desgoverno). O demo-tucano quer usar a cobertura da TV em uma ou outra incursão policial, para aumentar a "sensação psicológica de segurança" no cidadão paulista.

Mas a realidade da insegurança pública para o cidadão paulista passam longe do divã e de "sensações" psicológicas.

Segundo um jornal do próprio PIG, o Estadão, o ano passado registrou piora generalizada nos índices de crimes no Estado de São Paulo.

Os roubos alcançaram o mais alto valor da série histórica, com 257.004 ocorrências, 18% acima do ano anterior.

Também cresceu o total de casos:
- latrocínios (roubo seguido por morte),
- sequestros,
- roubo e furto de veículos.

Para piorar, a violência policial também aumentou. No ano passado, foram registrados 549 casos de resistências seguidas de morte - quando a vítima morre em supostos confrontos com a polícia. O total é 27% maior do que os 431 casos contabilizados no ano anterior.

São raras as notícias positivas no balanço da Segurança Pública no ano passado, e quando aparecem tem explicações desanimadoras.

Uma delas foi o crescimento na apreensão de entorpecentes, que subiu 11% em relação a 2008. Mas... coincide com a troca de comando do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). A antiga direção do órgão que deveria combater o narcotráfico é acusada por tráfico de drogas, e revender drogas apreendidas e não registradas. Portanto não há o comemorar, pois a polícia, a princípio, voltou apenas a cumprir sua obrigação, que não cumpria antes.

Até mesmo os homicídios, que vinham registrando uma sequência histórica de queda na última década, tiveram ligeiro aumento no ano passado - 3% no Estado, com ligeira queda de 2% na capital, onde houve 1.235 assassinatos. Os demais cidades da Grande São Paulo tiveram uma boa queda (-11,2%, com total de 1.202 assassinatos). Mas o crescimento dos homicídios no interior do Estado foi maior do que a diminuição na região metropolitana.

Morte por roubo, furto e estupro atingem níveis preocupantes

Os casos de latrocínios (roubo seguido de morte) também registraram aumento preocupante. Cresceram 14% em relação a 2008, com 304 casos, total maior do que os registrados nos três anos anteriores.

As ocorrências de extorsão mediante sequestro também aumentaram, chegando a 85 casos, ante 60 em 2008.

Outros dados que registram elevação surpreendente foram as ocorrências de furto e estupro. No primeiro caso, foram contabilizados 528.933 furtos no Estado, 8% a mais que em 2008.

Polícia política em vez de polícia cidadã

Não falta policiais alocados em pelotões de choque para reprimir protestos pacíficos. A polícia tem sido usada sem economia de recursos para baixar o cassetete em trabalhadores sem-terra, estudantes, moradores de comunidades carentes, e até a inacreditável alocação da Polícia Militar contra uma manifestação dos policiais civis por melhores salários.



O uso da polícia, pelo governo José Serra, com fins de repressão política, a desvia da atividade fim, que é proteger o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.