quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Educação Integral mudando a vida das pessoas



A Educação, especialmente a Educação Integral tem sido tema de constantes debates a muitos anos no Brasail, tem também sido bandeira de muitas campanhas eleitorais, no entanto, pouco se viu na prática a sua implantação, com a exceção de algumas administrações municipais mais audaciosas e que com sacrifício conseguem gerir de forma mais eficiente os escassos recursos destinados para o setor.

Após muito se falar na Educação Integral, em 1996 a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) teve o assunto como um dos contemplados, abrindo a possibilidade para a sua efetivação. No entanto, novamente, quase nada se fez.

Atualmente o Governo Federal, através da portaria interministerial nº 17/2007, criou o Programa Mais Educação, que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

Em nosso Governo, resolvemos enfrentar este desafio desde o primeiro instante. Em 2005, assumimos com o novo conceito de educação, acreditando que é o principal instrumento para a verdadeira transformação da sociedade através da promoção do ser humano.

Para conseguirmos aos poucos fazer as transformações necessárias e ao mesmo tempo conquistar um ensino com qualidade, foi preciso que todo o sistema passasse por uma grande reestruturação, partindo inicialmente da valorização do profissional da educação e promovendo as mudanças na estrutura física.

Todas as escolas da rede municipal foram reformadas ou ampliadas, com refeitórios adequados, salas de aula, bibliotecas, quadras poliesportivas, dentre outros.

Os recursos, como sempre poucos, tiverem que ser gerenciados de forma eficiente para a manutenção das atividades complementares, bem como os custos com os oficineiros, contratados especificamente para cada uma das modalidades, como oficinas de xadrez, informática, teatro, dança, música, e esportes variados.

Com estas ações hoje já é possível em Cruzeiro do Oeste, atender mais de 60% dos alunos da rede municipal no ensino de Tempo Integral.

Com isso passamos a viver um novo tempo, uma nova realidade. Hoje não vemos mais crianças pelas ruas de Cruzeiro do Oeste como era comum há poucos anos.

Criou-se perspectivas de formação de um cidadão melhor preparado para o amanhã.

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