terça-feira, 25 de maio de 2010

França dá pleno apoio a Lula em sua condução do tema nuclear

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tiveram uma reunião bilateral na manhã desta terça-feira, após a cerimônia de abertura oficial da VI Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, que acontece em Madri (Espanha). Após o encontro, Sarkozy divulgou uma nota oficial em que afirmou que a França dá pleno apoio à Lula em sua condução do tema nuclear iraniano, classificando como um passo positivo o acordo entre o Irã, Brasil e a Turquia.

O president francês ainda afirmou aguardar de Teerã os detalhes do acerto por escrito. "A França examinará isso com o Grupo dos Seis (potências internacionais) e está pronta para discutir sem preconceitos todas as implicações desse dossiê do Irã".

Na nota, Sarkozy também disse reconhecer o esforço do brasileiro pelo avanço das negociações sobre o programa nuclear iraniano, mas lembrou que o Irã deve parar de enriquecer o elemento internamente, à margem da vigilância internacional.

"O chefe de Estado exprimiu o seu reconhecimento e do pleno apoio da França ao presidente Lula pelos esforços que ele realizou", diz a nota do Palácio do Eliseu, sede do governo francês em Paris. "O presidente da República estima que a transferência de 1,2 quilos de urânio fracamente enriquecido fora do Irã é um passo positivo. Ele deve ser acompanhado logicamente do fim do enriquecimento a 20% no Irã", afirmou o texto.

Sarkozy também ressalvou o fato de que, agora, o presidente Mahmoud Ahmadinejad deve transmitir à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) o texto do acordo, assinado no domingo em Teerã entre o líder o iraniano, Lula e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. "A França está pronta examiná-lo com o grupo 5+1 França, Estados Unidos, Reino Unido, China, Alemanha e Rússia e está pronta para discuti-lo sem a priori", afirmou Sarkozy em nota. Ele também lembrou que o "problema nuclear iraniano vai muito além do reator de pesquisas de Teerã".

Lula ainda não conversou com a imprensa nesta terça-feira, primeiro dia da cúpula que discute a reabertura das negociações de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e a América Latina. No final das atividades de hoje, o presidente deve conceder uma coletiva de imprensa internacional em que vai explicar os detalhes do acordo firmado em Teerã, considerado um primeiro passo para evitar sanções do Conselho de Segurança da ONU ao país em decorrência do descumprimento, pelo Irã, do tratado de não-proliferação nuclear.

No início da tarde, Lula também deve se encontrar com o primeiro-ministro grego, George Papandreou. Lula fica em Madri até quarta-feira à tarde, quando segue viagem para Portugal, última etapa do tour internacional iniciado na Rússia, na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.