segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lula diz que acordo com Irã é vitória da diplomacia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (17/05) que o acordo fechado entre Brasil, Irã e Turquia para troca de material nuclear foi uma "vitória da diplomacia". Lula participou da negociação como o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.

O acordo prevê que o Irã envie à Turquia 1,2 mil kg de urânio de baixo enriquecimento por urânio enriquecido a 20% para ser usado em pesquisas médicas. Pelo acordo, o urânio enriquecido será remetido no prazo de um ano. Nesse período, haverá supervisão de inspetores turcos e iranianos.

"Foi uma resposta de que é possível, com diálogo, a gente construir a paz, construir o desenvolvimento" , disse Lula em no programa de rádio Café com o Presidente, gravado de Teerã logo após o fechamento do acordo.

O governo brasileiro acredita que o acordo criará confiança na comunidade internacional e pode evitar que o Irã seja submetido a sanções por causa de seu programa nuclear.

Lula disse que o Brasil sempre acreditou na possibilidade de acordo e que a negociação prova que é possível fazer política internacional baseada da confiança. "Há um milhão de razões para a gente ter argumento para construir a paz e não há nenhuma razão para a gente construir a guerra. O Brasil acreditou que era possível fazer o acordo. Mas o que é importante é que nós estabelecemos uma relação de confiança. E não é possível fazer política sem ter uma relação de confiança", disse.

Gestos de boa vontade - No domingo, Lula tinha se encontrado com o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e com o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad.

A agência oficial iraniana IRNA noticiou que Khamenei elogiou o Brasil. Segundo a agência de notícias AFP, Ahmadinejad também fez elogios ao Brasil. Lula e Ahmadinejad discursaram em um evento para empresários dos dois países, mas nenhum dos dois mencionou a questão nuclear neste dia.

Ainda no domingo, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, divulgou uma nota em que agradece aos governos de Brasil, Síria e Senegal por seus esforços em prol da libertação da professora francesa Clotilde Reiss, que estava presa em Teerã desde o ano passado.

Reiss havia sido condenada em julho do ano passado por dez anos de prisão por espionagem e por ter enviado fotografias por e-mail mostrando protestos contra o governo iraniano. O anúncio da libertação foi feito neste sábado, dia da chegada do presidente Lula a Teerã.

Segundo fontes da diplomacia brasileira, o presidente Ahmadinejad teria dito a Lula que a libertação da professora francesa foi um "presente" do governo iraniano ao presidente brasileiro.

Nesta segunda-feira, o presidente brasileiro participou ainda de uma reunião do G15, um grupo de cooperação entre países em desenvolvimento não-alinhados. Além de Brasil e Irã, participam do G15 Argélia, Argentina, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, México, Nigéria, Quênia, Senegal, Sri Lanka, Venezuela e Zimbábue. Lula já deixou o Irã e segue para a Espanha, onde participará da Cúpula União Europeia-América Latina, e em seguida vai para Portugal.

Acelera Brasil - Essas conquistas do Brasil na área diplomática mostram que o país está mais maduro, que está em desenvolvimento permanente e que a tendência é que se torne em breve uma Nação desenvolvida. Será um Gigante dentre os Países chamados de 1º Mundo, pois sabe ouvir, entender e negociar a altura de qualquer outro país, em qualquer local e condição social ou econômica que estes se encontrem.

O diferencial do Brasil é notório e para o Presidente Lula não existe país bom ou ruim, existe sim, o espaço para as negociações onde quem ganha são os cidadãos.

Em uma comparação rápida, o antigo administrador do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), nunca conseguiu nada que colocasse o Brasil como um País forte nas negociações internacionais. Muito mal, o ex-presidente conseguia passar credibilidade aos países que gostariam de ter relações comerciais com o Brasil e no Governo Lula tudo isso mudou. O Brasil tem hoje capacidade de fazer acordos comerciais sólidos e vai além disso, uma vez que vem conseguindo acordos diplomáticos que já mais foram sonhados e conquistados pelos tucanos.

O Brasil chegou a um patamar onde necessita continuar com políticas internas e externas consistentes. O país necessita acelerar e ir em frente, por isso nós não podemos perder o foco, e a companheira Dilma Rousseff é a pessoa certa para fazer o Brasil continuar crescendo e claro que o Presidente Lula fará parte da administração Dilma, que será também um governo popular e voltado aos interesses do Brasil. Creio que Dilma, Lula e a população podem e farão juntos um Brasil cada vez mais forte aqui e lá fora.

Um governo forte só é possível quando a população é ouvida, além disso, é preciso haver inclusão social, onde as iniciativas e trabalhos sociais são realizados com o povo, e para o povo. Eu, Você e Todos Nós fazemos parte deste Brasil gigante que quer a cada dia crescer mais, deste Brasil que é cada dia mais forte, deste Brasil que é aplaudido por muitos povos e que, sem duvida, será o grande referencial diplomático em busca de melhores condições de vida para todos os habitantes do mundo. O Brasil do desenvolvimento e da Paz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.