segunda-feira, 31 de maio de 2010

A voz do populi é a voz de Deus

O assunto aqui é a nova pesquisa do Vox Populi. Pela primeira vez, o instituto divulgou a íntegra (o relatório completo) junto com a pesquisa. Nenhum instituto jamais fez isso antes. O Datafolha é o que divulgava a íntegra mais rapidamente, e mesmo assim sempre dias depois. Gostaria de acreditar que este blogueiro influenciou a decisão, porque eu perturbei o Vox Populi da outra vez e tenho feito um enorme estardalhaço quando os institutos divulgam os relatórios na íntegra. Digitando "Íntegra do Vox Populi" no Google, dá Óleo do Diabo em primeiro e segundo lugar. Mas acho que seria mais uma crise de megalomania, doença típica de blogueiros.

Então vamos lá. Como diria um analista de trás-os-montes, os primeiros números da pesquisa a despertar o interesse de minhas fatigadas retinas foram exatamente os primeiros números. A primeira tabela do relatório fala do nível de conhecimento dos candidatos. Eu separei a que mostra os números por região. Clique na imagem para expandi-la e vê-la por inteiro.

II - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL (2010)
1 - POLÍTICOS
1.1- NÍVEL DE CONHECIMENTO
Vou citar para você o nome de alguns possíveis candidatos a Presidente e gostaria que você me respondesse algumas perguntas sobre cada um deles, vamos
falar de: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Com relação a ________ você diria que:



Os donos das farmácias em bairros nobres de São Paulo podem comemorar. Os números do Vox Populi sugerem que o consumo de Rivotril nesses locais se manterá elevado até outubro. Repare que o Nordeste é a região onde a petista é menos conhecida; 15% dos entrevistados nordestinos afirmaram que não conhecem a candidata; e 42%,que a conhecem só de nome.

Perdão pelo vocabulário chulo, mas eu estou me divertindo demais escrevendo esse post: considerando que o Nordeste é Lula até nos pêlos da bunda, e que esses nordestinos que não conhecem Dilma devem pertencer, como diria Madame Natasha, ao andar de baixo, e considerando ainda que eles não lêem a imprensa tucana, e que, portanto, a sua informação política vem exclusivamente da TV, onde o PT terá desta vez um espaço bem maior do que seus adversários; considerando que Lula detêm uma popularidade que beira o messianismo entre os pobres; considerando enfim (ufa! pensei que nunca mais iria parar de escrever "considerando" ) tudo isso, não acho que seja absurdo afirmar que a maior parte dos nordestinos que não conhecem Dilma, ou que não a conhecem bem, terá muito prazer em fazê-lo, e mais ainda em votar nela.

O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos pobres de todas as regiões. Segundo o Vox Populi, 9% dos brasileiros não conhecem Dilma Rousseff, contra apenas 2% que dizem não conhecer José Serra. Esse percentual (dos que não conhecem Dilma), seguramente, localiza-se nos estratos sociais mais baixos, onde Lula goza de grande popularidade. Há, portanto, um enorme espaço para crescer.

Observemos agora o item Conhece muito bem/tem apenas algumas informações, onde a petista marcou apenas 56 pontos, muito atrás de Serra, com 75 pontos percentuais.

Aliás, se o Vox Populi me entrevistasse, eu diria que "só tenho algumas informações" sobre Serra; que é um vendilhão da pátria, que é contra o trabalhador, e que é um reaça enrustido de marca maior. Conhecer "bem" o Nosferatu é coisa que eu, definitivamente, não quero. Tenho amor ao meu pescoço.

A tabela abaixo confirma o que eu disse acima:



O grupo que menos conhece Dilma Rousseff é o que ganha até 1 salário; 15% dos barnabés afirmaram não conhecer a petista, 41% conhece-a "só de nome", e somente 44% afirmaram conhecê-la bem ou ter "apenas algumas informações".

E tem essa outra tabela, extremamente positiva para Dilma. Literalmente. 16% dos entrevistados tem opinião "muito positiva" sobre a petista, bem mais que os 10% que pensam o mesmo de Serra.

Você diria que tem uma opinião muito positiva, positiva, regular, negativa ou muito negativa sobre ________?



Sobre o mesmo tema, mas segmentado por região:



Observe que Dilma tem imagem mais positiva que Serra inclusive no Sudeste. Pelo visto, a Tchelândia é mesmo o bunker tucano. É lá que Serra registra os melhores indicadores.



Pelo jeito, o Rivotril não será suficiente. Os tucanos talvez precisem apelar para anestésicos pesados. A tabela acima mostra que Dilma tem imagem positiva principalmente entre os pobres. O tucano, ao contrário, tem imagem positiva principalmente entre os ricos. Mas Dilma também vai bem entre os ricos, com 51% das pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos afirmando que tem uma imagem positiva da candidata. Detalhe: esse grupo (os mais ricos) registra os maiores índices de avaliação negativa tanto para Serra (17%) quanto para Dilma (18%).

O chumbo grosso, todavia, começa a agora. Segundo o Vox (ver tabela abaixo), as intenções espontâneas de Dilma registraram um salto fantástico nos últimos meses, passando de 9% para 19%. Serra também cresceu, de 9% para 15%. Na tabela por região, note que Dilma lidera isoladamente em todas as regiões, com exceção do Sul, onde Serra registra forte vantagem. Acho que tão botando alguma droga nesse chimarrão...

INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria?





Agora vejamos a espontânea segmentada por faixas sociais:



Os números mostram uma clivagem classista entre Dilma e Serra que será muito benéfica para a candidata nos próximos meses, pela razão óbvia de que há muito mais eleitor pobre do que eleitor rico. Dilma marca sua melhor pontuação entre a turma que ganha até 1 salário mínimo, 21%, contra 10% de Serra. E não se esqueçam de que o grau de conhecimento da petista é pequeno relativamente a seu adversário. Serra cresce no voto espontâneo na mesma proporção da renda. Quanto mais rico, mais vota em Serra.

O voto classista não significa voto instruído, pois Dilma supera o tucano junto à turma do canudo, marcando 22%, contra 21% de Serra, e também entre os que terminaram o ensino médio, onde ela lidera isoladamente com 22%, contra 14% de Serra. Entre os que estudaram da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, dá Dilma novamente, com 20%, contra 13% do tucano.

Curiosamente, Serra ganha apenas entre os que estudaram até a quarta-séria, grupo no qual ele pontuou 16% de votos, contra 15% de Dilma.

Outra característica de Dilma que acho muito legal é o perfil jovem de seu eleitorado. Confiram lá. Serra só ganha entre os mais velhos. Quanto mais jovem, mais apóia Dilma. Esse é um voto muito bom, porque é idealista e promete uma vida eleitoral longa para a candidata.

Por fim, repare que o "grande trunfo" dos tucanos, o cordeiro que ele anseiam conduzir ao sacrifício, Aécio Neves, sequer pontua na espontânea.

Chegamos, por fim, à pesquisa estimulada. Recortei abaixo a tabela segmentada por região. Dilma só não ganha no Sul, onde Serra tem 44%, contra 30% de Dilma. No resto do país, incluindo Sudeste, a petista está à frente. Marina Silva, curiosamente, tem sua melhor perfomance no Centro Oeste, sabe-se lá porque, enquanto marca apenas 6% em sua região natal. Curioso ainda os 2% de Zé Maria no Centro Oeste.



E agora chega, senão ninguém vai ler mais esse post, se é que alguém aguentou chegar até aqui. FIM.

por Miguel do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.