domingo, 16 de maio de 2010

Produção da indústria baiana cresce 0,9% em março

Em março, a produção industrial na Bahia registrou um leve acréscimo de 0,9% ante o mês de fevereiro. Na comparação com março de 2009, o crescimento foi de 9,5%, sexta taxa positiva consecutiva, segundo informações da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE e divulgada em parceria pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). No primeiro trimestre, de janeiro a março, o setor acumula incremento de 13,4%, e nos últimos 12 meses registra acréscimo de 0,7%.

O crescimento de 0,9% foi influenciado pelos desempenhos positivos nos segmentos de veículos automotores (47,0%), celulose, papel e produtos de papel (11,7%), alimentos e bebidas (8,9%), refino de petróleo e álcool (3,5%), minerais não-metálicos (1,6%) e borracha e plástico (0,5%). No entanto, pesou negativamente o recuo de 11,6% no importante segmento de produtos químicos, além de metalurgia básica (-4,0%). Na comparação com março de 2009, o resultado da produção industrial é mais expressivo, com taxa de 9,5%, diante da base comparativa deprimida no período de crise em 2009.

Seis segmentos registraram variações positivas, contribuindo para o resultado significativo, destacando-se refino de petróleo (13,9%), alimentos e bebidas (19,7%), metalurgia básica (39,3%), em razão, respectivamente, ao aumento na produção de óleo diesel e nafta, cerveja e chope e óleo de soja refinado, e barra, perfil e vergalhões de cobre. As duas únicas contribuições negativas vieram de produtos químicos (-4,7%) e borracha e plástico (-5,1%).

No primeiro trimestre 2010, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana acumulou acréscimo de 13,4%. Produtos químicos (21,0%), em razão do aumento na produção de etileno não-saturado e polietileno de baixa densidade, refino de petróleo e produção de álcool (13,6%), em razão da maior produção de óleo diesel e nafta para petroquímica, e metalurgia básica (41,9%) foram os que mais influenciaram o resultado positivo. Por outro lado, as contribuições negativas vieram dos segmentos de veículos (-2,3%) e borracha e plástico (-3,1%).

“O resultado do primeiro trimestre confirma as expectativas positivas para a economia baiana em 2010. Os demais setores de atividade também acompanham esse dinamismo como o comércio, as exportações e a geração de empregos, sinalizando para um crescimento significativo do PIB nesse período”, explica o coordenador de Acompanhamento Conjuntural da SEI, Luiz Mário Vieira.

No índice acumulado nos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana acumulou acréscimo de 0,7%. As contribuições positivas vieram dos segmentos de produtos químicos (10,9%) e minerais não-metálicos (10,2%). O refino de petróleo e produção de álcool (-9,3%), borracha e plástico (-8,4%), metalurgia básica (-1,7%) e alimentos e bebidas (-0,7%) foram os que mais contribuíram negativamente para o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.