domingo, 22 de novembro de 2009

Cesare Battisti fica no Brasil

É a solução que mais combina com a imagem de Lula no exterior.

Parlamentar do bloco governista com livre trânsito na Presidência da República garantiu esta manhã a este blog que Cesare Battisti fica no Brasil e deverá responder em liberdade a processo por falsificação de documentos. Como se sabe, a palavra final é do presidente, em função de esdrúxula decisão do Supremo.

As razões ou cálculos de Lula:

1- Esta é a solução mais compatível com a imagem do presidente no exterior, a de um político internamente moderado, mas solidário com causas internacionais bem apimentadas.

2- Um desentendimento com Silvio Berlusconi não chega a preocupar porque, inversamente à de Lula, a imagem externa do primeiro-ministro italiano é simplesmente deplorável.

3- Devolver Battisti significaria criar um caso com a ala mais radical do PT, que tende a crescer nesta fase de eleições internas, além de aumentar o mal estar já existente com relação ao ministro Tarso Genro, da Justiça, provavelmente o colaborador direto com quem o presidente tem, no momento, o diálogo menos afinado.

4- Eleitoralmente, ou, se quiserem, eleitoreiramente falando, com a extradição, Lula não ganharia um único voto da Direita, mas perderia um punhado deles da Esquerda.

5- O bater boca já em curso entre o ministro Tarso Genro e altos funcionários do governo italiano, bem como com a própria imprensa daquele país (em grande parte controlada por Berlusconi), daria à extradição uma conotação de derrota. Genro fala em “fascismo galopante” na Itália e é tratado pelos italianos como um trapalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.