sábado, 21 de novembro de 2009

Leishmaniose afeta o Baixo Sul


Em entrevista ao repórter Ciro Pimentel da Rádio Rio Una FM (87,9) a diretora da 5ª Dires, Elizabeth Costa, alertou para o alto índice de incidência da leishmaniose no Baixo Sul da Bahia, principalmente os municípios de Taperoá, Ituberá e Camamu, mas todos os outros municípios que fazem parte da diretoria também apresentam casos da doença. Demonstrando preocupação, Elizabeth conclamou as pessoas a se envolverem em ações visando prevenir e orientar as pessoas quanto à doença. A diretora da 5ª Dires denunciou que grávidas e crianças de colo estão contraindo a doença. “Isso é grave, pois grávidas não podem se submeterem ao tratamento”.
Recentemente aconteceu na Câmara de Vereadores de Taperoá uma reunião para discutir possíveis soluções para a diminuição da doença na região. Segundo Elizabeth Costa, o Estado já está fazendo a sua parte e os prefeitos da região precisam participar das ações visando promover políticas públicas para frear o avanço da doença.
A leishmaniose ou leishmaníase ou calazar ou úlcera de Bauru é a doença provocada pelos protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, também chamados de mosquito palha ou birigui. No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos. Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram 523.975 casos autóctones, a sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Um comentário:

  1. eu espero com muita fe em deus que valença consiga se livrar dessa doença horivel porque as pessos sofrem dimais.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.