sábado, 9 de janeiro de 2010

Itacaré: entidade censura denúncia feita por ela mesma

No último dia 5, este blog recebeu vários e-mails que constava uma carta elaborada pela ACERTI - Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré - denunciando inúmeras falhas na administração daquele município.

Prontamente, como é de responsabilidade de qualquer blog de notícias, este não fez por menos, publicando a matéria.

Para a surpresa do editor do blog, ontem (08) recebi e-mail da entidade censurando a matéria.

Veja, você leitor, o conteúdo do e-mail:

Senhor Paulo William

Recebemos hoje um e-mail do Sr. com algumas denúncias sobre Itacaré.
O Sr. como qualquer outro cidadão, tem o direito de manifestar sua opinião sobre o que quer que seja, porém NÃO autorizamos e muito menos enviamos ao Sr. a carta encaminhada ao Prefeito de Itacaré.
Devido a isso, perguntamos:
1) Quem lhe enviou nossa carta, se não fomos nós da ACERTI? Nem os associados receberam ainda por e-mail esta carta, apenas contribuíram para que a mesma fosse elaborada.
2) Para publicar o Sr.deveria ter-nos consultado, coisa que não fez. Solicitamos a retirada imediata da nossa carta de seu blog, pois nosso objetivo é construir uma Itacaré digna e transparente para todos que aqui vivem, e para isso, faz-se necessário sempre o diálogo entre os atores que querem este crescimento, (nos referimos ao Prefeito, e estamos verificando que muitos assuntos pautados na carta, já se encontram em vias de solução).
Repetimos: Nosso intuito é o diálogo, se quiséssemos publicar, teríamos feito, mas não é o caso!
Aguardamos seu retorno, com as informações solicitadas e as providências cabíveis.
Atenciosamente,

ACERTI - Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré


Primeiramente, quero informar, não só à entidade em questão, como aos demais 4053 anexados ao blog que, se a carta foi divulgada na rede mundial de computadores, esta tornou-se pública. Assim sendo, não justifica a não divulgação.

Segundo, a entidade não tem poder de polícia para intimar o editor do blog à informar quem enviou a carta via e-mail, até porque não sou e nem nunca fui informante de nada, nem nos escuros tempos da ditadura, quem dirá hoje, numa democracia plena e absoluta.

Terceiro, o blog não tem a obrigação de consultar nenhuma entidade ou pessoa sobre notícias que estão expostas na rede mundial de computadores, ou será que a Globo consultou o Arruda se poderia noticiar este colocando dinheiro nas meias ou consultou ao Jobim e aos Ministros militares se poderia divulgar a carta de pedido de demissão dos cargos ao Presidente Lula por não concordarem com os julgamentos de militares que participaram das atrocidades da ditadura?
Caiu na rede, virou notícia!!!

Quarto, a entidade não tem poder jurídico para exigir a retirada da matéria no blog, pois, o tempo da censura já se foi desde 1985, graças a Deus e, com certeza, a grande maioria do povo brasileiro não quer vê-la nem pintada de ouro, a não ser uma minoria arcaica, reacionária e preconceituosa.

Por último, qual o crescimento que a entidade quer para o município, se denuncia, divulga na internet, e não quer que as denúncias se tornem notícia?

Afinal: o conteúdo da carta procede ou não procede?

Existem funcionários recebendo sem trabalhar ou é engodo?

Existem funcionários exercendo outras funções em hora de prestar serviço ao município ou é balela?

Os funcionários municipais tiveram seus nomes incluídos na lista de inadimplentes do SPC/SERASA ou é inriga da oposição e até a Globo mentiu?

Qual o interesse da entidade em querer que se retire a matéria, depois desta ser divulgada na rede mundial de comunicação?

Estas e demais denúncias não foram feitas por este blog e sim, por uma carta assinada pela entidadde ACERTI e espalhada na internet.

Portanto, este blog, para se redimir do noticiado, precisa saber da entidade se as denúncias são verdadeiras o só "conversa pra boi dormir".

Particularmente, acho necessário que a entidade melhore sua assessoria jurídica, pois esta deveria informá-la que o que é divulgado na internet, torna-se público.

Itacaré precisa sim, de um governo sério e competente, assim como necesseita muito também de entidades que tenham opinião formada, única, convergente, que não se apresentem como moeda: duas faces.

Assim como, na carta, a entidade usou versículos bíblicos como recado ao Prefeito, este blog faz o mesmo à entidade.

Em Mateus capítulo 5, versículo 37, diz:

"Seja tua palavra: Sim, sim! Não, não! O que disto passar, é procedência do Diabo."

Com isso, espero que a entidade tenha uma postura única e não seja vista como mais uma do grupo "morde a assopra".

2 comentários:

  1. É isso aí Professor, boas falas, como se pode dar crédito a quem denuncia e depois ao sabor das suas próprias coveniências recua, se não queriam tornar públicas as críticas porque permitiram que se espalhasse a carta pela net? Como uma entidade desse porte não assume seus próprios atos? Qual é o medo da Acerti em divulgar suas próprias queixas contra uma administração que já se mostra decadente desde o começo. Não vi qualquer mentira na carta da Acerti ao alcaíde, então por quê o medo? Não dá pra entender esse negócio de "Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário...", em cima do muro entidade nenhuma ganha respeito da comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Professor, você respondeu como deve de ser,e é por estas e por outras que Itacaré não vai para frente, como é que uma associação deste peso que tem em nossa cidade, cai num ridiculo deste nivel.
    Esqueceu de comentar que o perfeito nunca aparece, ainda este sabado teve um evento, com um certo grau de importância para a cidade, e onde estiveram presentes membros do governo e tambem de perfeituras vizinhas, e nada do nosso perfeito...deve estar de férias é verão, quanto isso a cidade está entregue ás traças.
    O lixo acumulado as estradas cheias de buracos, etc, etc, que imagem estão levando os turistas desta cidade, será que tem retorno?, qual a publicidade que vão fazer da mesma para os amigos? e é assim que o paraiso Itacaré vai perdendo aos pontos. Ah esqueci de mencionar o tal evento de sabado, foi a apresentação da nova direção para a colónia de pescadores da cidade.
    Professor não pare com a sua luta em prol da liberdade.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.