quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Presidente Lula visita as cidades de Duque de Caxias, no RJ, para inagurar gasoduto

Nesta quarta-feira (3/2), o Presidente Lula, visita o estado do Rio de Janeiro, onde será inaugurado o gasoduto Cabiúnas-Reduc III (Gasduc III), da Petrobras.

A cerimônia será realizada a partir das 13h, na Estação de Compressão Campos Elíseos, ao lado da Refinaria Duque de Caxias.

Antes, por volta das 11h20, o presidente Lula visita o túnel de passagem do gasoduto, na Serra de Santana, no município de Cachoeiras de Macacu (RJ).

Segundo a Petrobras, com a entrada em operação do Gasduc III, será ampliada a flexibilidade na oferta e a capacidade de transporte para atender o mercado do Sudeste, região de maior consumo de gás natural do País.

Com o novo gasoduto, também será realizado o atendimento pleno de gás natural para as usinas termelétricas Mario Lago (922 MW), Barbosa Lima Sobrinho (394 MW), Leonel Brizola (1.036 MW) e Norte Fluminense (869 MW). Juntas, elas têm capacidade instalada para gerar cerca de 3.221 MW médios, o suficiente para atender 14 milhões de habitantes.

Localizado entre Macaé e Duque de Caxias, o Gasduc III ampliará a capacidade de transporte, neste trecho, de 16 milhões m³/dia, para 40 milhões m³/dia.

O gasoduto, com 179km de extensão, atravessa oito municípios do Rio de Janeiro (Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé e Duque de Caxias), passando por áreas urbanas de alguns deles. Um dos principais desafios foi a construção de um túnel de quase 4 Km, o primeiro no Brasil para passagem de dutos.

Contou com investimentos de R$ 2,54 bilhões e gerou cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.