domingo, 28 de março de 2010

California, estado dos EEUU, vai Exportar detentos para o México

A grave crise no orçamento da Califórnia forçou o estado a tratar da superlotação nas cadeias.

O estado iniciou nas últimas semanas suas maiores mudanças desde 1970 para diminuir a superlotação - e reduzir a impressionante taxa de 70% de reincidência de crimes - enquanto a população carcerária se transforma num dos maiores drenos dos já debilitados cofres do estado.

Cerca de 11% do orçamento estadual, ou cerca de US$ 8 bilhões, vão para o sistema penal, mais do que é gasto como educação superior.

Menos 9.500 detentos nas prisões

Os problemas do sistema são evidentes numa prisão em Lancaster, 80 km ao norte de Los Angeles, onde 4.600 presos ocupam prédios erguidos para um terço deste número. Um asfixiante ginásio abriga 250 pessoas em beliches, de parede a parede.

Os novos esforços neste ano são direcionados a remover das prisões criminosos de 'baixa periculosidade' . O objetivo é retirar 9.500 detentos das 33 carceragens do estado até o ano que vem. No total, há 197.000 presos na Califórnia, a maioria composta por latinos ou negros.

Para reduzir a volta de ex-criminosos para a prisão por violações da sentença condicional, centenas de presos por delitos simples vão ser libertados sem serem submetidos à supervisão de policiais.

Alguns prisioneiros também podem ser libertados antes do prazo, depois de passar por programas de educação e contra drogas, ou ter as sentenças reduzidas sob novas fórmulas de cálculo que levam em conta o tempo de prisão antes e depois da sentença.

O governo Schwarzenegger cogitou uma série de outras ideias para reduzir custos, incluindo prisão no México e entregar prisões à iniciativa privada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.