Para quê uma câmara de vereadores precisa fazer anúncio de si mesma?
Será que vão vender vereador em liquidação?
A Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo resolveu contratar uma agência de publicidade, por R$ 17 milhões, para fazer propaganda de si mesma.
"Coincidentemente" é ano de eleição, e cerca de 23 dos 55 vereadores paulistanos são pré-candidatos à deputado estadual ou federal.
O vice-presidente do Legislativo, vereador e publicitário Dalton Silvano (PSDB) faz uma defesa enfática da medida, na maior cara-de-pau: a agência de publicidade a ser contratada fará um "serviço inédito e totalmente apartidário" de divulgação institucional, segundo ele.
A audiência que habilitou ontem cinco agências na concorrência da comunicação durou cerca de sete horas e mobilizou parte do Departamento Jurídico da Casa e os assessores técnicos.
Das cinco empresas habilitadas, duas têm histórico de ligação com o PSDB. Zeca Freitas, publicitário da Contexto, uma dessas empresas, disse que o "contrato será com a Câmara, para fazer uma divulgação institucional".
A propaganda é aprovada rápido, mas trabalhar para a população continua lento ...
Na última terça-feira (2), no primeiro dia de trabalhos em plenário, não houve acordo para a votação de projetos de interesse da cidade. A composição das comissões de Finanças, Educação, Saúde e Transportes ainda não foram formadas. Os vereadores se reuniriam à noite, às 19 horas, na tentativa de construir uma pauta de votação para o primeiro semestre.
Vereadores de São Paulo já tem seu canal de TV legislativo
A Câmara municipal de São Paulo já dispõe de uma TV para cobrir a atividade legislativa, e esta TV receberá outros R$ 17 milhões. A verba de comunicação poderá chegar a R$ 36,8 milhões, ante R$ 12 milhões em 2009.
Cada vereador tem assessores de imprensa em seus gabinetes para fazerem divulgação.
O que divulga um bom trabalho de um vereador é seu trabalho sério e atuante, e não contratar uma agência de propaganda para vendê-lo como se fosse sabão em pó.
Bancada aloprada do PT, sem noção, dá apoio
A bancada do PT apoiou a criação do departamento. O líder do partido, vereador João Antonio, afirmou que ampliar os investimentos em divulgação é "correto".
- Até para a população saber melhor como cobrar.
Comentário:
Não é correto coisa nenhuma. É um acinte. Vereador de São Paulo precisa é trabalhar junto à população alagada, enfiar o pé na lama do Jardim Pantanal, participar de reuniões com as comunidades, e pressionar o prefeito Gilberto Kassab (DEMos/SP) e o governador José Serra (PSDB/SP) a gastarem menos com propaganda e alocar mais recursos em moradia popular e em programas de combate à enchentes.
Em vez disso, imitam o que fazem Kassab e Serra: metem a mão no orçamento público para gastar com propaganda.
Para protestar:
Bancada do PT:
Alfredinho: vereadoralfredinho@camara.sp.gov.br
Arselino Tatto: arselino@tatto.com.br
Chico Macena: chicomacena@camara.sp.gov.br
Donato: donatopt@terra.com.br
Francisco Chagas: fchagas@camara.sp.gov.br
Ítalo Cardoso: italocardoso@camara.sp.gov.br
João Antonio: gabjoaoantonio@gmail.com
José Américo: gabinete@joseamerico.com.br
José Ferreira (Zelão): vereadorzelao@camara.sp.gov.br
Juliana Cardoso: julianacardosopt@camara.sp.gov.br
Senival Moura: senival.pt@ig.com.br
Bancada do PCdoB:
Jamil Murad: jamilmurad@camara.sp.gov.br
Netinho de Paula: netinhodepaula@camara.sp.gov.br
Lote de todos acima para enviar de uma vez:
vereadoralfredinho@camara.sp.gov.br; arselino@tatto.com.br; chicomacena@camara.sp.gov.br; donatopt@terra.com.br; fchagas@camara.sp.gov.br; italocardoso@camara.sp.gov.br; gabjoaoantonio@gmail.com; gabinete@joseamerico.com.br; vereadorzelao@camara.sp.gov.br; julianacardosopt@camara.sp.gov.br; senival.pt@ig.com.br; jamilmurad@camara.sp.gov.br; netinhodepaula@camara.sp.gov.br
As bancadas demo-tucanas são caso perdido, mas para quem quiser, os demais vereadores podem ser encontrados aqui: http://www.camara.sp.gov.br/vereadoresp.asp
Corrupção anunciada
Essa história de legislativo contratar agência de publicidade para fazer propaganda nunca começou nem acabou bem. Quase sempre foi usada para negociatas escusas, caixa 2 e corrupção.
Esse vídeo abaixo mostra um episódio do mensalão do DEMos em Brasília, quando o presidente da Câmara Distrital da época narra a contratação de agência de publicidade:
De Zé Augusto
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