400 mil turistas deverão escolher Porto Seguro para passar suas férias neste Verão. Na opinião do secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, o destino está vivendo uma das melhores temporadas da sua história. Ele atribui os excelentes resultados à recuperação da economia brasileira, à força da marca Porto Seguro no mercado turístico e ao trabalho de promoção e divulgação que a Prefeitura vem fazendo em parceria com o empresariado, nas principais feiras e eventos de turismo do país.
"Com um Verão maravilhoso desse, as pessoas querem viajar. Os vôos internacionais estão lotados e muita gente que não conseguiu passagem acaba viajando pelo Brasil", constata Paulo César. Na disputa pelo mercado turístico, Porto Seguro acaba saindo na frente. "Além do nome de peso, por ser um destino localizado próximo aos principais pólos emissores, Porto Seguro acaba levando vantagem", avalia o secretário. Segundo ele, somente a CVC, disponibilizou 49 vôos semanais para Porto Seguro "e todos estão lotados".
De acordo com Paulo César, outra explicação para o grande aquecimento da temporada é a participação de Porto Seguro em grandes eventos de promoção turística no ano passado, como a Abav, Avirrp, Gramado e Campo Grande. "Somente nessa ação em Mato Grosso do Sul, realizada em parceria com a CVC, a operadora lançou um vôo, cujas saídas para Porto Seguro, num total de 11, foram todas vendidas em 30 dias. Isso demonstra o poder de atração da nossa grife", comemora o secretário.
Durante esses eventos de turismo, além de divulgar e promover o destino, a Prefeitura desenvolveu ações no sentido de criar novas alternativas de vôos. "Além da promoção turística, cujo impacto é visível, nessas feiras tivemos a oportunidade de buscar novos vôos junto às companhias aéreas, a exemplo da TRIP que criou as rotas Ipatinga/ Valadares/ Porto Seguro e Montes Claros/ Porto Seguro e a TAM, com Guarulhos/ Porto Seguro/ Guarulhos, que melhorou as conexões de vôos da Argentina para nossa cidade", argumenta.
Carnaval promissor
Confirmando a tendência do Verão, na opinião do secretário de Turismo, as expectativas para o Carnaval também são as melhores possíveis. "Com o Carnaval acontecendo no começo de fevereiro, isso vai permitir que a temporada seja mais longa, mantendo o movimento entre a temporada e o Carnaval", avalia.
Paulo César observa ainda que a parceria da Prefeitura de Porto Seguro e do empresariado, em prol do destino em 2009, "motivou bastante tanto a Secretaria de Turismo como os empresários a estabelecerem um calendário para 2010, com mais de 40 ações". O primeiro compromisso do calendário é o Workshop CVC 2010, que acontecerá em São Paulo, nos dias 03 e 04 de fevereiro, onde Porto Seguro terá um estande de 336 m², em parceria com o empresariado, envolvendo um trabalho com 65 hotéis. "Queremos levar para São Paulo a maioria desses parceiros da CVC na cidade", adianta.
Os números da CVC
Segundo o secretário de Turismo, a CVC é a operadora que traz o maior número de turistas para Porto Seguro. Em 2008 a empresa embarcou 183 mil passageiros e em 2009 esse número saltou para 227 mil. "Levando em conta a grande oferta de Porto Seguro, que é um destino de massa, essa parceria é fundamental para movimentar a nossa estrutura o ano inteiro", observa PC, acrescentando que desde 2003 a operadora, que responde por cerca de 25% da ocupação dos hotéis da cidade, elevou em 260% o número de turistas em Porto Seguro (Veja quadro abaixo).
Paulo César enfatiza a importância do bom relacionamento que a Secretaria de Turismo vem mantendo com os empresários e o trade, incluindo entidades como o Convention Bureau, Sindhesul e Sebrae. "Já estamos abrindo o diálogo também com a CDL e Associação Comercial, fortalecendo ainda mais nossas parcerias", salienta.
Para 2010, além da participação de Porto Seguro nos eventos importantes para a promoção turística - como Aviesp, Minastur, Centro Oeste Tur, Avirrp, Gramado, Abav e nos internacionais, como a BIT de Milão e FIT da Argentina - a Prefeitura pretende investir ainda mais no material promocional do destino. "Queremos produzir novas peças da folheteria, incluindo cartazes, folders, letters e flies, com conteúdo específico para cada um dos nove produtos que oferecemos", adianta. São eles: Porto Seguro, Arraial, Trancoso, Caraíva, Mutá, Centro Histórico, Cidade Histórica e Aldeias Indígenas e Porto Seguro é Muito Mais, com o Parque Aquático, Recife de Fora e Campo de Golfe.
Acompanhe a evolução do número de turistas trazidos pela CVC para Porto Seguro, de 2003 a 2009:
Ano - Nº de Turistas
2003 - 87 mil
2004 - 114 mil
2005 - 144 mil
2006 - 160 mil
2007 - 144 mil
2008 - 182 mil
2009 - 227 mil
Do Atlântica News
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seria bom a população observar esse resultado !! a gestão do novo prefeito pode se ver o seu resultado por esses dados !! afinal o que traz renda para o municipio, sem dúvia são turistas !!vale ressaltar tb que o prefeito teve presente acompanhando pessoalmente quase todas as feiras de turismo !!pode ser obsarvafr que a previsão confirmando, teremos o dobro de turistas neste verão comparando ao passado !!parabéns prefeito !
ResponderExcluirA Prefeitura de Itacaré tinha que ver esses números!!
ResponderExcluirA ACERTI, o ITI também!!!
Enquanto Porto Seguro aumenta o número de turistas cada ano que passa, Itacaré corre no sentido contrário.
Ai que inveja!!!