quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vereadores do PT pedem 2 CPI's para investigar alagão em São Paulo

A bancada de vereadores do PT se mexeu:

Nota à imprensa:

A Bancada do PT está protocolando dois pedidos de CPI (comissão parlamentar de inquérito) na Câmara Municipal de São Paulo sobre as causas das enchentes que vem castigando a cidade desde dezembro de 2009.

Uma comissão é para investigar o assoreamento do Rio Tietê, que vem provocando inundações e prejuízos à população de vários bairros do município de São Paulo localizados em suas margens. Diversos meios de comunicação noticiaram uma redução expressiva nos gastos com a limpeza da calha do Tietê e também do Rio Pinheiros. A gestão Serra investiu na execução do serviço R$ 48 milhões, em média, contra R$ 72,9 milhões empenhados no último ano do mandato anterior.

A segunda CPI é para averiguar a responsabilidade do poder público nos serviços de manutenção da cidade relativos à limpeza urbana de galerias e bueiros. Entre dezembro de 2009 e janeiro, pelo menos 180 ruas, avenidas, praças e viadutos tiveram ao menos um ponto de alagamento provocados pelo lixo acumulado que impede o escoamento da água da chuva. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo e foram divulgados pela imprensa.

Além disso, o Sistema de Execução Orçamentária revela o baixo investimento da administração nas ações de prevenção às enchentes no município.

Os pedidos de CPIs são assinados, respectivamente, pelos vereadores José Ferreira (Zelão) e Antônio Donato. A partir da sua instalação, as comissões serão compostas de sete membros, cada uma, e terão 120 dias para investigar os fatos denunciados, podendo o prazo ser prorrogado.


Ver. João Antônio
Líder da Bancada do PT/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.