terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mutirão de Cirurgia opera 142 crianças na Bahia

O 3º Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica realizado sábado (22), no estado, operou 142 crianças. A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe), envolveu 11 estados e o Distrito Federal e, na Bahia, contou com a participação voluntária de 25 cirurgiões pediátricos, que realizaram cirurgias de hérnias e fimose.
“Contamos com o apoio de anestesistas, residentes de cirurgia, estudantes de medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de farmácia, instrumentadores de cirurgia e pessoal de higienização, todos como voluntários”, afirmou a presidente da Cipe-BA, Maria do Socorro Mendonça de Campos.
Para a coordenadora do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos, Soraya Fernanda Motta, este ano, foram realizadas na unidade, 32 cirurgias, contando com a participação de 81 voluntários, entre eles, nove cirurgiões pediátricos e seis anestesistas. “Este é o segundo ano que o HGRS participa do mutirão e a experiência tem sido gratificante, pois conseguimos reduzir o tempo de espera de crianças que necessitam da realização desses procedimentos”, disse a médica, que preparou um espaço especialmente para as crianças, com balões, jogos, brinquedos e brindes, ofertados por empresas, tudo para transformar em brincadeira o tempo de espera para a realização dos procedimentos.
No ano passado, o segundo mutirão nacional contou com a participação de 19 hospitais, entre públicos e privados, de nove estados e do Distrito Federal. Na oportunidade, foram operadas 462 crianças, 21 a menos que 2007.
Em Salvador, participaram da iniciativa os hospitais Roberto Santos (32 cirurgias), Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce (28 cirurgias), Martagão Gesteira (54 cirurgias, nos dois turnos) e Universitário Professor Edgard Santos (14 cirurgias). Do mutirão também participou o Hospital Otávio Pedreira, de Santo Amaro da Purificação, que realizou 14 procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.