terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aula Magna marca início oficial do curso de Medicina da Uesb

Após enfrentar uma concorrência de 97 candidatos por vaga, Diego Amaral é um dos 40 alunos do novo curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), em Jequié, a 358 quilômetros de Salvador. “Apesar de fazer parte da primeira turma do curso, estou confiante na estrutura da Faculdade e cheio de expectativas positivas”, comentou o estudante.
A graduação, que até então tratava-se apenas de uma reivindicação da comunidade da região Sudoeste, teve abertura oficial nesta segunda-feira (24). Uma Aula Magna prestigiada, entre outras autoridades, pelo governador Jaques Wagner, marcou o início do primeiro semestre letivo da recém-inaugurada Faculdade.
“Depois de uma espera de mais de 30 anos, trouxemos a unidade de ensino. Nos comprometemos e cumprimos. Com muito orgulho, aqui estou, evidenciando nossa preocupação, não só com a Educação, como em interiorizar ações’, comentou o governador.
De acordo com Wagner, o interior do estado possui uma média de um médico para cada 2.450 habitantes, enquanto a média nacional é de um para 622. “Motivado por esses números desiguais, busquei transformar o sonho de Jequié em realidade. Hoje, temos 603 novos médicos formados, por ano, e vamos aumentar essa quantidade”, garantiu.
"A formação de novos profissionais pode levar seis anos de graduação, mas temos de tirar o atraso de mais de 40 anos de defasagem, e é o que estamos fazendo”, completou o secretário de Saúde, Jorge Solla, presente ao evento.
Orçamento das universidades cresceu 49%.
Para o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, a Faculdade de Medicina da UESB reflete as prioridades do governo do Estado, com relação ao ensino público superior. Segundo Barreto, houve um crescimento de 49% no orçamento das universidades estaduais, que incidiu diretamente na ampliação do número de vagas ofertadas. “Para 2010, já garantimos um aumento de 11% dos nossos recursos para investir, sobretudo, na formação e contratação de professores”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.