sábado, 29 de agosto de 2009

São Francisco do Conde já tem base do Samu 192

O município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, foi beneficiado, nesta sexta-feira (29), com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que conta com uma motolância e duas ambulâncias para o atendimento uma população com mais de 30 mil pessoas.
A equipe é composta por sete médicos, sete enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, seis mototécnicos de enfermagem e 12 condutores contratados por meio de seleção pública. No total, cerca de seis milhões de baianos são atendidos pelos serviços da Samu.
Foram entregues também 620 kits para agentes comunitários de saúde, composto por camisas, boné e mochilas. O investimento total é de R$ 1,1 milhão, beneficiando sete municípios localizados na RMS e Recôncavo. Para combater a dengue, o Governo do Estado entregou capas para tonel e reservatórios com capacidade de 250 litros, de 500litros e de mil litros.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a medida faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Estado a fim de apoiar os municípios no enfrentamento da dengue, já que os tonéis e reservatórios de água são os principais criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O critério de distribuição de capas atende a 45 municípios prioritários do Programa Estadual de Controle da Dengue.
Na ocasião, o governador Jaques Wagner assinou convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para realizar pesquisa sobre a saúde da população de São Francisco do Conde.
A partir da assinatura do convênio, será lançado o edital Pró-Saúde São Francisco do Conde. No total, serão disponibilizados R$ 2 milhões para projetos de pesquisa, vinculados a instituições baianas de ciência, tecnologia e inovação, que visem contribuir para a resolução de problemas e a formulação de políticas públicas. O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida da população local, formada em sua maioria por comunidades quilombolas.
“Os investimentos na saúde são importantes para qualquer município. E o governo investe em Unidades da Saúde da Família (USF), em reformas e construção de hospitais. O Samu demonstra também que a parceria governo federal, Governo do Estado e Prefeitura tem dado certo e que continuará. Queremos cada vez mais oferecer saúde de qualidade aos baianos”, enfatizou o governador, que ainda assinou convênio com uma fábrica de lâmpada que será instalada no município, gerando mais de 250 empregos diretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.