quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Não há “um” PV com quem o PT ou qualquer outro partido possa discutir em termos nacionais.

O PV é uma federação de grupos locais. É impermeável a uma política de aliança em âmbito nacional, salvo se, por coincidência, os partidos com quem ele se aliar localmente, também estejam aliados em âmbito nacional. Mas, se isso ocorrer, não será por causa do PV e sim apesar dele.
Esse é outro motivo pelo qual insisto em que o Sirkis está pondo a venda um produto que o PV não tem pra entregar.
O PV não pode ser alternativa às oligarquias porque:
a – está, ele próprio, aliado a essas oligarquias;
b – é inexpressivo eleitoralmente (não constitui, assim, um substitutivo aos votos que se perderia, caso o exercício da opção política se desse nos termos propostos pelo Sirkis);
c – na esfera da prática política, o PV em nada se diferencia das oligarquias às quais, no discurso do Sirkis, ele pretende pintar como alternativa.
Nem Sirkis, Gabeira, nem Marina, nem os 3 juntos, têm força pra mudar isso. Pior: eles nem tentarão. O discurso do Sirkis — insistindo em que o PV não é contra isto, isso e aquilo — já é uma evidência disso, pondo uma pá de cal nas ilusões de quem sonhava com algo melhor.
A questão é que os carinhas que o PV tem, na maioria dos estados, são altamente poluentes. Ruim andar com eles, portanto. Para Marina, pior sem eles, entretanto (sem as estruturas estaduais, a candidatura de Marina vira piada).
Em tais circunstâncias, Pax, não há muito o que negociar com o PV. Se o PT negociasse com o PV em âmbito nacional, estaria fazendo papel de bôbo. Na prática, a negociação inevitavelmente afunilaria no sentido do PT pedir, e o PV prometer, aquilo que este não pode nem quer fazer. Ou seja: seria perda de tempo.
Nada disso significa, evidentemente, que não serão feitos acordos com o PV, em âmbito local.
Ao contrário, exatamente porque é assim, é que esses acordos locais acontecerão. Em algumas áreas, por causa do pessoal que, acompanhando Marina, sairá do PT pra entrar no PV; em outras, por puro pragmatismo do PT.
Mas isso apenas consolidará a condição do PV como sigla de aluguel, sem fisionomia própria. Não é alternativa a nada. É só mais uma sigla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.