quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Governador se reúne com conselheiros do PPA



A comissão executiva do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (CAPPA) esteve reunida nesta terça-feira (25) com o Governador Jaques Wagner. O encontro, uma solicitação do conselho na primeira reunião ordinária deste ano, foi pautado por uma série de questões voltadas à política territorial. Estiveram presentes no encontro ainda os secretários Walter Pinheiro (Planejamento) e Rui Costa (Relações Institucionais).
O governador Jaques Wagner mostrou-se satisfeito com o diálogo e destacou a importância deste momento para a Bahia. “É da nossa cultura político-partidária o diálogo social e acredito que para o Estado da Bahia esse é um marco importante de uma forma de governar baseada na participação da sociedade civil organizada”, declarou.
Os conselheiros cobraram do governador uma maior participação de algumas secretarias no pleno envolvimento na política territorial. O governador Wagner reconheceu a necessidade de ajustes com relação às setoriais e afirmou que esse é um processo educacional por se tratar da introdução de uma nova cultura.
Durante o encontro, os membros do CAPPA solicitaram ainda a presença do governador na Segunda Reunião Ordinária do Conselho, prevista para acontecer entre os dias 3 e 6 de dezembro em Feira de Santana, e enfatizaram a necessidade de cumprir o Plano Plurianual (PPA) Participativo. Foi solicitado ainda o apoio dos órgãos estaduais para o deslocamento dos membros dentro dos territórios, a fim de facilitar a articulação local.
Para o secretário Walter Pinheiro o encontro demonstra mais uma vez o esforço do governo em promover a participação da sociedade civil. “Esse encontro com o governador, sem dúvida, fortalece o papel do conselho como entidade de controle da sociedade quanto ao que foi executado pelo governo com base no PPA Participativo”, complementa.
O representante do Território da Bacia do Rio Corrente, José Bartolomeu, acredita que esse é um momento histórico. “Para mim sempre foi um sonho ter um governo que nos desse a oportunidade de ajudar a levantar as demandas de trabalho com base no que cada um de nós vivencia no dia a dia em nossas regiões”, explica.
O CAPPA é formado por dois representantes de cada um dos 26 territórios de identidade nos quais está dividido o estado. Compete ao Conselho acompanhar, monitorar, subsidiar e aconselhar o Governo da Bahia quanto à execução do PPA, além de propor às instâncias governamentais competentes a adoção de medidas e ajustes para implementação do PPA 2008-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.