quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Agricultura familiar e biodiesel são temas de estudo da OIT e revista da SEI

Analisar as oportunidades de geração de emprego e renda para a agricultura familiar na Bahia, com vistas à integração a cadeia produtiva do biodiesel. Este é o foco do estudo preliminar realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que será apresentado no dia 25 de agosto, a partir das 14h, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), pelo pesquisador Peter Poschen.
Na mesma ocasião, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan, lançará a edição da Revista Bahia Analise & Dados com o tema Biocombustíveis: Potencialidades e Restrições.
Para o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, a discussão dos temas é pertinente, sobretudo, porque a Bahia reúne, entre todos os estados, as melhores condições para implantar projetos de bioenergia. “Primeiro porque temos muitas terras, cerca de 14% da agricultura familiar do Brasil está na Bahia e segundo, porque um terço da nossa população é rural e dois terços do nosso território (o semiárido) se presta para a implantação desse tipo de cultura”, destaca.
O titular da Seplan ressalta ainda que a geração de emprego e renda para milhares de famílias de agricultores baianos é uma das prioridades do Governo do Estado. “Através de ações articuladas de acesso ao crédito, assistência técnica e estímulo ao cooperativismo, o governo em parceria com usinas e bancos, planeja tornar a Bahia um grande exportador de biocombustíveis”, afirma Pinheiro, lembrando também que o biodiesel é um tema estratégico e a contribuição do planejamento para a superação das desigualdades passa por criar condições favoráveis para novos investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.