Don Serra não desiste jamais.
Ele tem de fazer alguma coisa dar certo em seu governo.
Precisa mostrar serviço.
Ele tenta, desesperadamente, conquistar votos - mas não está em campanha, como até os ácaros fossilizados sabem.
Então dá só uma espiada no que este senhor - que trata o Estado de SP como se fosse propriedade particular e seus habitantes como imbecis - tramou agora, na calada das trevas.
Obviamente, trata-se de mais um golpe de publicidade explícita às custas do dinheiro público.
Qual é a grande onda do momento? A turma do fumacê, os desgraçados dos viciados em tabaco e/ou substâncias fumígenas proibidas pela Bíblia.
Como se não bastasse decretar o fim do maior poluidor do límpido ar alpino que respiramos nesta imaculada metrópole, e propagar tal decisão em tudo que é canto como se fosse a solução das soluções, José Serra ainda sentiu-se incompleto, imenso vazio no âmago. Tascar multas, botar a população a dedurar até a mãe, soltar 500 vigilantes pelas ruas freqüentadas por anjos de bens para fechar os antros de perdição reincidentes. .. Não bastou. Serra queria mais. Mandou spam aos celulares; foi um negócio da China, imagine, saiu de graça(!?). Anteontem chegou no meu aparelho aquela mensagem dele tão meiga, comovi-me. Propaganda política subliminar tão perfeita que nem cita o nome, apenas "Governo de São Paulo", dando-me o direito de respirar um ar mais puro desde aquele instante.
Mas algo mais estava guardado. Algo revolucionariamente espetacular. O Governador Serra apertou e mandou acender o Pregão Eletrônico 004/09 (Processo 001.0002.000. 207/09), cuja execução foi no dia 7 de agosto, pela Secretaria da Saúde, objetivando a contratação de empresa especializada em evento para assessorar e executar serviços para a realização da campanha que trata a Lei nº 13.541/09 antifumo – “Ambientes Saudaveis e Livre do Tabaco” (sic) que ocorrerá na capital do Estado de São Paulo, de agosto até dezembro/2009 (DO em 25/julho). Os milagrosos medicamentos, senhoras e senhores, a grande descoberta do nosso pai Don José é uma zamborrada de cacarecos, tão próximos da ciência quanto fazer com que uma galinácea gere um elefante. Não acredita?
Por outro lado, experimente ir ao site da Secretaria da Saúde. Procure por algum programa sério, um acompanhamento médico, psicológico distinto, algo destinado ao mesmo fim. Não há. Caso exista, por gentileza, mostre-nos os links. Este é o método Serra de educação, prevenção, conscientização e o diabo que quiser: propaganda, farta distribuição de brindes, mal uso do dinheiro público. Será que ele vai proibir o fumo nas cadeias? Será que vai mandar prender os presos que fumarem no recinto? Quero só ver.
Porém, mais intrigante do que a tabela acima, é a leitura completa do Edital (parte 1) (parte 2).
Suas propriedades, quando baixado do site Negócios Públicos, apontam como tendo sido "elaborado" pela Assessoria de Informática da FEBEM, um dia antes da publicação no DO.
Há mais, experimente também.
Outras temeridades são as ilustrações dos materiais promocionais e seus links. Confira alguns exemplos: bonés - porta-retratos - pendrives - camisetas - chaveiros - blimps. Agora volte ao Edital e leia as especificações de cada item. Deu pra entender o recado? Tudo que é bagulho, com logotipo da campanha (eleitoral 2010) será distribuído em 10 pontos de grande circulação de São Paulo, que serão posteriormente definidos pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (ex: Metrô, parques, bares, restaurantes etc.). O mistério fica com as 60 sacolas em plástico cristal. A julgar pela quantidade irrisória diante dos outros medicamentos alternativos e falta de posologia, elas serão o must do tratamento: somente para personagens ilustres. Especial atenção merece o tal do blimp, vulgo balão inflável. É de lascar. Tem que rir para não morrer.
Infelizmente fico devendo o valor da desgraça, assim como quem foi para o trono. Mas nosso José Serra é dinâmico, não tardarão aparecer. Fiquemos atentos.
Para que você não perca a viagem desta leitura assaz gratificante, todavia, reservei-me o direito de pesquisar o outro lado desta pujante campanha: o teleatendimento. No spam a mim enviado pelo celular, havia uma URL, justamente da Lei Antifumo. Pelo Registro.Br sabe-se que ele está naPRODESP, como qualquer site do Governo. Ali tem a ficha para denúncias, onde o cidadão devecolocar até a cor das peças íntimas. Mas onde estaria o teleatendimento do 0800? Quem seria responsável por ele 24 horas por dia, 7 dias da semana?
Bem, vamos lá. Desde 2005 existe um contrato entre a Secretaria da Saúde e a PRODESP: é o Processo001/0001/004. 435/2004, sem licitação. Este processo cresceu, teve valor aumentado algumas vezes. Agora fizeram novo Termo Aditivo, que tem por objeto incluir os serviços de Teleatendimento à população em apoio à Política Estadual para o Controle do Fumo, instituída pela Lei Estadual - 13.541 e regulamentada pelo Decreto - 54.311 de 07/05/2009. O valor: R$ 4.003.680,00, correspondente a 24,71% do valor total contratual, passando de R$ 16.200.000,00 para R$ 20.203.680,00.
Contudo, informações de sérios amigos no Palácio dos Bandeirantes e na Saúde acrescentaram outros dados, pasme você: a empresa Call Tecnologia e Serviços implantou a coisa toda, no Poupatempo, um dia antes da estréia, com algo entre 20 a 30 postos de atendimento, ou seja, pessoas do outro lado da linha recebendo as denúncias sobre os fumantes inveterados e sem escrúpulos que ainda teimam contrariar José Serra. Como já publiquei aqui, a Call é a empresa encarregada da central 156 da Prefeitura de SP, assim como do callcenter da FDE, entre outras atividades enaltecedoras. Uma delas é o misterioso contrato, sem licitação, celebrado com aPRODESP para o Poupatempo: PRO.000.5614; Processo 85629 - assinado em 16/abril/2009, porR$ 7.144.020,00.
Será que foi para isto a união PRODESP/Poupatempo? Ou será que acrescentaram a tarefa do fumacê recentemente? Será que há outro contrato com a Call que não apareceu em DO? Como será o preparo desses atendentes? Qual terá sido o movimento diário das chamadas?
Muito estranho isto tudo. Tem mais fogo que fumaça por aí.
De qualquer maneira, aquele valor de R$26.050.450, 00 citado em meu texto anterior, foi para o beleléu. Até agora, que se saiba, José Serra gastou R$ 30.054.130,00 dos cofres públicos em nada (e olha que não incluí aquele mistério da Call Tecnologia e Serviços junto ao Poupatempo).
Por ser horrível passar falsas informações ao público, ainda mais quando baseadas apenas em pesquisas nas fontes governamentais, peço encarecidamente que corrijam os possíveis equívocos deste texto.
Aliás, quase ia me esquecendo: o Sr. Gilberto Kassab, nosso humílimo Prefeito, como discípulo já está copiando o mestre direitinho. Há pesquisas semelhantes de toda sorte; num CÉU que visitei ontem, havia cartaz institucional solicitando às mães que respondessem ao questionário da Secretaria Municipal de Educação. Eles vão longe, muito longe.
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