terça-feira, 11 de agosto de 2009

PT vai analisar mérito de cada representação, diz Mercadante

O PT vai analisar, técnica e juridicamente, a pertinência de cada uma das representações e denúncias apresentadas ao Conselho de Ética para, a partir daí, decidir contra ou a favor dos recursos impetrados pela oposição. Foi o que explicou o líder do partido no Senado, Aloizio Mercadante (SP), em entrevista coletiva nesta terça-feira (11).
Embora não haja, ainda, uma posição formal, ele adiantou que "o sentimento da bancada é contrário à tese do arquivamento sumário de todas as representações" . Até agora, todas as denúncias e representações por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, José Sarney, foram arquivadas pelo presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ). A oposição entrou com recursos para que o plenário do colegiado opine a respeito de quatro denúncias. Os votos dos senadores do PT no conselho são considerados "os fiéis da balança".
Mercadante disse que está sendo feita uma análise criteriosa das denúncias, levando também em consideração os argumentos de toda a bancada para a tomada de posição. Ele sustentou que os petistas votarão "conforme suas convicções", mas sempre com uma "posição de unidade". O líder afirmou ainda que nenhum dos parlamentares da bancada pediu afastamento, apesar de a situação de julgar outro parlamentar ser "uma tarefa muito difícil".
Qualquer espécie de acordo para não levar adiante as investigações, tanto contra Sarney como contra o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), como especulou a imprensa nos últimos dias, também foi negado. Segundo Mercadante, o Senado "precisa enfrentar a crise com determinação e analisar o mérito das denúncias".
Apesar de só ter analisado uma denúncia até agora, o parlamentar afirmou que a bancada estará pronta para opinar, mesmo que a reunião do conselho seja marcada para esta quarta-feira (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.