sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mais longe, mais forte e mais rápido

Vencemos! Os Jogos Olímpicos de 2016 serão sediados pelo Rio de Janeiro. O Brasil já mostrou ao mundo sua capacidade de superação. Superamos crises políticas e crises econômicas. Com nossa economia organizada, fomos o último País e sofrer o impacto da maior crise financeira mundial desde 1929. E conseguimos sair dela na frente de todos.
Hoje somos ouvidos e respeitados nos principais fóruns mundiais. Lutamos para que os países mais pobres tenham mais oportunidades de se integrar à economia global e melhorar a vida de seus povos. Persistimos na exploração de petróleo, em águas cada vez mais profundas, para assegurarmos a energia ao nosso crescimento mais vigoroso. E descobrimos o Pré-sal, essa reserva maravilhosa que Deus escondeu abaixo da camada de sal do Oceano Atlântico.
Estamos superando nossa crise social, enraizada nas desigualdades históricas das classes sociais. Integramos mais de 20 milhões de pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza e hoje pertencem à classe média. Tem mais gente consumindo mais, fazendo girar mais rápida a roda da economia, que gera empregos e distribui renda.
Estamos ganhando auto-estima, tendo mais confiança em nós mesmos, na nossa capacidade e criatividade. A noção de que podemos superar as dificuldades e ter mais sucesso na vida. Sim, nós podemos. Basta que a gente tenha oportunidades.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) nos deu uma oportunidade, hoje. A chance para mostrar ao mundo que somos capazes de organizar o maior espetáculo esportivo do mundo. Não temos uma economia tão rica quanto a do Japão ou dos Estados Unidos. Não estamos no continente considerado o berço da civilização, como a Espanha. Mas somos um povo especial a espera dessa chance para mostrar nossa força cultural, nossa garra e nossa simpatia.
Vamos aproveitar essa Olimpíada para acelerar ainda mais o crescimento do País e a redução das desigualdades. Vamos levar mais longe nossas empresas, nossos trabalhadores, nossos jovens e crianças, nossos cidadãos idosos, nosso conhecimento científico e tecnológico, nosso empreendedorismo e nossa solidariedade.
Vamos construir um País mais forte, mais determinado e mais vibrante. Para levar mais Brasil para mais brasileiros. E mais brasileiros para um mundo novo. Viva o Brasil! E viva os Jogos Olímpicos do Rio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador, para que se possa ser divulgada. Palavras torpes, agressão moral e verbal, entre outras atitudes não serão aceitas.